Ouvindo...

Após período fechado, Memorial do ET de Varginha reabre nesta sexta-feira (14); relembre história

Conhecida como a ‘cidade do ET’, cidade do Sul de Minas conta história envolvendo o extraterrestre visto há 28 anos, em 1996

Espaço era previsto para ficar pronto em 2008, mas foi aberto ao público com 14 anos de atraso, em 2022

O Memorial do ET, na cidade de Varginha, no Sul de Minas, será reaberto nesta sexta-feira (14), às 18h. Um dos maiores atrativos turísticos da região estava fechado para manutenção em sua estrutura. O anúncio da reabertura foi divulgado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio.

O memorial foi inaugurado em 8 de novembro de 2022, e conta toda história envolvendo o extraterrestre visto há 28 anos na cidade do sul de Minas. A exposição conta com painéis suspensos e vídeos em nove televisões instaladas nas mãos de ET´s lúdicos em formato 360°, criados pelo artista plástico Gleiber Piva.

Leia também

O espaço era previsto para ficar pronto em 2008, o e foi aberto ao público com 14 anos de atraso.

A reabertura do memorial nesta sexta (14) contará com novidades como o lançamento de selos personalizados alusivos ao ET de Varginha e uma nova iluminação externa do espaço, proporcionando uma experiência visual ainda mais marcante. O interior do memorial também recebeu diversas melhorias e inovações para enriquecer a visitação.

Durante o evento, o Padre João Batista, da Paróquia do Rosário, fará uma benção do espaço turístico.

“Com sua reabertura, esperamos atrair ainda mais visitantes, fortalecendo nossa cidade como um destino turístico único na região”, destacou o vice-prefeito, Leonardo Ciacc.

Relembre a história do ET de Varginha

Há 28 anos, por volta das 15h30 do dia 20 de janeiro de 1996, duas irmãs e uma amiga cortavam caminho por um terreno baldio quando se depararam com algo que seria um ser estranho: de baixa estatura, franzino, cabeça desproporcional, grandes olhos vermelhos sem pupila e íris; no crânio, três protuberâncias. Aparentemente assustada, a criatura teria veias estufadas sobre os ombros. Assim, descreveram o contato com o lendário ET de Varginha, personagem do episódio que ajudou a consolidar a figura do ET no imaginário brasileiro e ainda desperta muitas dúvidas.

Verdade ou mentira? Existem duas versões em jogo: a negativa oficial do Exército e a contestação por parte de ufólogos e testemunhas que atestam terem visto, na época, objetos voadores não Identificados (OVNIs) e seres extraterrestres na região do Sul de Minas.

O suposto ovni teria caído em uma fazenda próxima à Varginha no dia 13 de janeiro. Os destroços teriam sido recolhidos pelo Exército e, no dia 20 de janeiro, outro artefato soltando fumaça foi avistado em direção à cidade. Depois, bichos estranhos são vistos próximo ao bairro Jardim Andere. Na tarde daquele dia, as irmãs Liliane e Valquíria Silva e a amiga Kátia Xavier teriam tido um contato de terceiro grau com a criatura. Ou seja, elas o veem de perto e, assustadas, saem correndo.

A cidade entrou em estado de euforia. Polícia, Corpo de Bombeiro e Exército teriam capturado duas criaturas, uma delas passa por hospitais e morre. Depois, duas cargas suspeitas são levadas para Campinas (SP). O desfecho trágico se daria com morte por infecção generalizada do policial que, supostamente, capturou uma das criaturas sem nenhum tipo de proteção. As informações nunca foram confirmadas, mas deram origem à lendária história do ET de Varginha.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.