Ouvindo...

Maior traficante de cocaína de MG é preso em operação; quadrilha movimentou R$ 80 milhões

Após três anos de investigação, a Polícia Civil prendeu 29 pessoas e apreendeu uma grande qualidade de bens materiais

Policiais cumpriram 197 mandados judiciais de prisão, busca e apreensão e de bloqueio de contas bancárias

A Polícia Civil (PC) deflagrou, nesta quinta-feira (23), a operação Via Pecuniam, com objetivo de desarticular uma das maiores organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e prática de homicídios em Minas Gerais. A quadrilha utilizava uma rede de empresas de fachada e fintechs para movimentar o dinheiro oriundo das práticas criminosas.

“Identificamos transações que alcançam um montante de R$80 milhões no período de dois anos, com atuação que se estendia desde a tríplice fronteira até diversas regiões de Minas e do país”, contou o delegado Vinícius Ramalho.

Na operação, também foi preso o homem considerado o maior traficante de cocaína de Minas Gerais. Outras 28 prisões foram efetuadas. Além disso, foram apreendidos 25 veículos — entre eles, carros de luxo — além de duas armas de fogo, joias, dinheiro, centenas de aparelhos celulares, documentos e maquinário utilizado para embalar drogas.

“A operação foi um sucesso e representa um golpe significativo contra o crime organizado. Esse resultado é fruto da integração entre as unidades da Polícia Civil e do apoio de toda a instituição”, afirmou Ramalho.

Leia também

Segundo a PC foram expedidos 197 mandados judiciais de prisão, busca e apreensão e de bloqueio de contas bancárias.

A operação mobilizou mais de 300 policiais civis que realizaram diligências nas cidades de Araxá, Uberaba, Tapira, Frutal, Ibirité, Montes Claros, Uberlândia, Ituiutaba e Canápolis, em Minas Gerais, e também em Foz do Iguaçu, no Paraná. Foram três anos de investigação. A Polícia Civil de Minas Gerais trabalhou em conjunto com a PC paranaense.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.