Sede da antiga Rede Ferroviária Federal, o Casarão da rua Sapucaí, número 383, será restaurado a partir deste mês, com previsão de ficar pronto em setembro de 2025. A informação foi divulgada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que vai patrocinar a restauração.
O imóvel histórico da década de 1910 pertence ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Serão investigados R$ 2,127 milhões na restauração, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O casarão ocupa mais de 3 mil metros quadrados e cerca de 50 salas no total. Em estilo eclético, possui importância histórica, artística e cultural para Belo Horizonte.
O termo de parceria para a obra será assinado na próxima quinta-feira (13), às 9h, nas dependências do Casarão. Após a conclusão das intervenções, o casarão estará apto para ser usado novamente.
“A intenção é de que ele seja reaberto para a visitação pública e abrigue, no futuro, o Centro de Memória Ferroviária. Com o projeto de requalificação da rua Sapucaí pela Prefeitura de Belo Horizonte, no qual o espaço ganhará área de permanência, mobiliário urbano, arborização e paisagismo, arquibancada mirante e quiosques com banheiro público, o Casarão voltará a ser uma opção de lazer, integrado com a revitalização da Sapucaí”, destaca nota da VLI.