Ouvindo...

Busca por romance e pedido de ajuda: Itatiaia mantém tradição de cartas escritas à mão

Cartas manuscritas resistem à era das novas tecnologias

Rádio Itatiaia recebe cartas escritas à mão em plena era das novas tecnologias

“Sou moreno, simpático, carinhoso, educado e romântico. Não bebo e não fumo. Procuro uma namorada bonita, atraente e carinhosa”. Quem lê essa mensagem pode imaginar que se trata da descrição do perfil de algum aplicativo de relacionamento ou até em conversa privada nas redes sociais.

No entanto, a mensagem do ‘moreno simpático e educado’ é um trecho de uma carta enviada à Itatiaia por um ouvinte do programa Ponto de Encontro, apresentado por Vinicios de Castro sempre nas noites de domingo (normalmente das 21h30 às 23h).

Na era das tecnologias que revolucionaram e aceleram a forma de comunicação entre as pessoas, como os smartphones, a Itatiaia mantém uma tradição que acompanha a emissora nos seus 72 anos de história.

Vinicios de Castro diz que o rádio passou e passa por várias transformações tecnológicas, como a inclusão do Whatsapp e outros canais diretos, mas isso não é impedimento para se manter a tradição.

“A Itatiaia também tem a velha e boa cartinha, que chega manuscrita dizendo da alegria de ouvir a rádio Itatiaia que é uma paixão. Vou citar o Ponto de Encontro, programa que apresento, e o que eu recebo de carta ainda, meu amigo. É uma loucura”, disse o apresentador, que explica, para as novas gerações, o que é uma carta:

“E pra você que é mais novo e pergunta que tipo de comunicação é a carta, todas as rádios tinham a caixa postal que era divulgada no seu prefixo. Então, as cartas chegavam ali direcionadas para cada comunicador, para cada radialista. E hoje, no advento do consumo de mídia, isso mudou, mudou muito, mas as cartas ainda sobrevivem ao rádio. Viva o rádio e viva as cartinhas. Continuem mandando carta pra gente”, brincou.

Quer enviar uma carta para Itatiaia? O endereço é avenida Barão Homem de Melo, 2222, bairro Estoril, Belo Horizonte, Cep: 30494-080. Basta escrever, direcionar para o programa e enviar pelos Correios.

Leia também

Cartas

Dados dos Correios enviados à Itatiaia apontam que as cartas continuam sendo meio de comunicação importante. São 2,2 milhões entregues diariamente em todo Brasil.

No segmento de mensagens - que inclui cartas simples, cartas registradas, telegramas etc -, os Correios entregaram mais de 600 milhões de objetos de janeiro a abril de 2024. No ano passado, neste mesmo período, foram 590 milhões de remessas. Em Minas Gerais, os dados são: 2024 - 82 milhões; 2023 - 64,8 milhões.

“A atual gestão da empresa vem implementando uma série de medidas para consolidar os Correios do Futuro, resgatando investimentos em pessoas, infraestrutura e tecnologia, a fim de suportar os novos modelos de negócios, com práticas de trabalho mais modernas, eficientes e sustentáveis”, disse.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.