A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou nesta terça-feira (28) que desde o início de 2024 foram confirmados 11 casos de morcegos que testaram positivo para raiva. A instituição também confirmou que foi encontrado um morcego com a doença na rua Pains, no bairro Sion, na região Centro-sul.
Com as confirmações, a PBH acionou a Secretaria Municipal de Saúde e iniciou a ação de bloqueio vacinal de animais domésticos em um raio de 300 metros. “A Secretaria Municipal de Saúde mantém a circulação do vírus da raiva sob vigilância contínua. Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) são responsáveis por repassar orientações para a população quanto às medidas de prevenção da raiva dentro da área delimitada para a ação”, informou a PBH em nota à Itatiaia.
Cuidados
A Prefeitura recomenda que em casos de animais que tem sintomas suspeitos da doença não devem ser manipulados nem tocados. “É necessário acionar imediatamente o serviço de Zoonoses do município para recolhimento adequado”, explica.
A raiva
Conforme o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem, e que tem como característica encefalite progressiva e aguda com letalidade aproximada de 100%. Ou seja, a raiva causa inflamações no cérebro humano e pode matar.
Ciclo de transmissão da raiva até chegar aos humanos