Ouvindo...

Após onda de calor, quando chega o frio em BH? Meteorologista faz previsão

Em Belo Horizonte, os termômetros podem marcar até 13°C no feriado de Corpus Christi

Confira a previsão do tempo para os próximos dias;

Já pode tirar o cobertor da gaveta? Uma semana após a intensa onda de calor que passou pelo Brasil, Minas Gerais pode ter um feriado Corpus Christi (30 de maio) frio. As temperaturas já devem cair nos próximos dias, conforme explicou a meteorologista Anete Fernandes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“O fim de semana (25 e 26 de maio) será de tempo estável, sol entre poucas nuvens, mas ainda com temperaturas elevadas à tarde. A previsão de temperatura para Belo Horizonte é de 15 a 28 °C para segunda; de 15 a 29 °C para sexta-feira, de 17 a 30 °C para sábado e de 17 a 29 °C para domingo”, explicou.

A previsão mostra uma frente fria avançando sobre a Região Sudeste, trazendo aumento de nuvens e a possibilidade de chuvisco para a capital entre os dias 28 e 29 de maio. “As temperaturas devem ficar amenas para a capital, da ordem de 24 °C, a máxima para os dias 30 e 31 de maio”, disse. As mínimas devem ser de 14ºC e 13ºC, consecutivamente.

“A princípio não será o frio que todo mundo espera, mas um clima mais característico de outono. Continua muito distante, lembrando que a previsão do tempo perde confiabilidade a partir de 96 horas à frente, portanto, é melhor esperarmos um pouco para fazer afirmações”, acrescentou.

Contudo, isso pode acontecer devido à possível mudança nas condições do tempo e fim do bloqueio atmosférico. “A onda de calor encerrou semana passada, mas sem perspectiva para onda de frio em Minas Gerais”, afirmou Anete.

Leia também

Chuva por aí?

O mês de junho inicia o período seco nas Regiões Centro-Oeste e sudeste do país, portanto, não é época de chuva. “As raras chuvas nos meses de outono-inverno normalmente decorrem do avanço de frentes frias. Logo, caso realmente o bloqueio se rompa, talvez teremos chuva em parte do estado em meados da próxima semana”, finalizou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.