Ouvindo...

Times

Cemig detalha quando consumidor vai começar a pagar reajuste na conta de luz

Reajuste total deve ser sentido a partir da conta de julho

O reajuste de até 7,32% na conta de energia da Cemig, anunciado nesta terça-feira (21), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será sentido de maneira diferente pelos consumidores. A avaliação é da própria empresa. Para consumidores residenciais, ou de baixa tensão, por exemplo, o ajuste será de 6,72%.

O reajuste entra em vigor a partir da próxima terça-feira (28), mas será sentido totalmente pelos clientes no mês julho. No entanto, os clientes devem sentir impacto parcial já na conta de junho, quando irão pagar uma parte do consumo ocorrido antes de 28 de maio.

Leia também

Giordano Bruno Braz de Pinho Matos, gerente de Tarifas da Cemig, explicou como os reajustes funcionam.

“Os reajustes tarifários de distribuição de energia são definidos pela Aneel e as regras desse reajuste são definidos em normativos no contrato de concessão da distribuidora. No caso da Cemig, o reajuste ocorre todo dia 28 de maio anualmente. Este ano o reajuste divulgado foi de 6,7% para os consumidores residenciais”, acrescentou ele.

“Do valor que é pago na fatura do consumidor, é importante lembrar que apenas 25% fica com a distribuidora, com a Cemig distribuição. Os outros 75% ele servem para pagar a compra de energia dos geradores e a transmissão de energia em alta tensão. Os encargos setoriais e impostos, esses últimos, a gente tem observado um aumento muito grande. Esses últimos anos, por exemplo, subsídios para fontes incentivadas, fontes eólicas e fontes solar que têm impactada na tarifa dos consumidores”, disse ele.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais