Moradores da Grande BH denunciam falta de água desde o Natal; Copasa se posiciona

Em nota, a Copasa afirmou que o abastecimento será normalizado até a manhã desta segunda-feira (29)

Casas não tem recebido água e moradores precisam improvisar ou comprar o produto

Moradores de Contagem, na Grande BH, reclamam da falta de água neste fim de ano em vários bairros, como Nova Contagem, Estaleiro, Darcy Ribeiro e Icaivera. O desabastecimento teria começado, em alguns casos, antes do Natal, há pelo menos três dias. Em nota, a Copasa afirmou que os técnicos trabalham para a normalização do abastecimento de água até a manhã desta segunda-feira (28).

A onda de calor que vem aumentando a temperatura em todo o estado torna a situação ainda pior para a população. Moradores prometem uma manifestação para esta segunda, às 9h, na Praça do Coreto, em frente a Copasa, no Nova Contagem.

Em entrevista à Itatiaia, Glaucia Betonico, moradora do Nova Contagem, relatou diversos transtornos causados pela falta de água.

“Isso é o ano inteiro, mas dessa vez foi pior porque nós passamos o Natal sem poder cear com a família porque não tinha água para fazer comida. Tendo idoso que usa fralda com assadura, criança tendo que sair de casa porque não tem como tomar um banho ou dar uma alimentação adequada, pessoas especiais, até os animais, com o calor desse, ficando doentes e desidratados nas ruas”, começou ela.

Segundo Gláucia, as promessas de normalização do abastecimento e envio de técnicos feitas pela Copasa não têm sido cumpridas.

“As pessoas sentadas nas ruas até 21h, 22h, um perguntando para o outro quem pode ajudar, comprando água para beber, marmitex para se alimentar. Então a gente quer aí que a Copasa nos dê uma resposta e que façam alguma coisa por nós”, completou.

Leia também

Já a dona de casa Luciana Rafaela, de 31 anos, contou que tem havido racionamento de água desde o dia 24.

“Eles estão fechando a água durante todo o dia, em um período de férias, um período festivo. A gente fica sem água o dia inteiro. Quando ligam, é a noite, no meio da madrugada, só que a água não tá tendo força para subir para as caixas. A população inteira está sofrendo”, desabafou ela.

Jonathan Vinícius, operador industrial de 27 anos, conta que passa pelo mesmo problema há dias.

“Estamos aqui há três dias, desde o dia 25, sem água. A água acabou de tardezinha e não voltou. Estamos sem água em várias ruas do Nova Contagem. Uma parte do bairro tem água e a outra não tem. Está muito difícil para nós, moradores, enfrentar isso, porque não é de agora que vem acontecendo”, afirmou Jonathan.

Copasa emite nota

Em nota, a Copasa informou que o abastecimento de água deve ser normalizado até o início da manhã desta segunda-feira (29). Segundo a companhia, uma equipe operacional da empresa esteve no bairro Nova Contagem nesse domingo para realizar uma manutenção em um registro na rede de abastecimento de água.

Leia a nota na íntegra:

“A Copasa informa que está com uma equipe operacional desde a manhã deste domingo (28/12) na rua Estância do Retiro com Retiro Campestre, no bairro Nova Contagem, no município de Contagem, realizando uma manutenção em um registro na rede de abastecimento de água da empresa.

Vale destacar que devido a esta manutenção que tem previsão de ser concluída até o início da noite de hoje, o abastecimento de água nos bairros Nova Contagem, Retiro, Vila Estaleiro, Vila Ipê Amarelo, Vila Nova Esperança e Vila Renascer, em Contagem, e os bairros Conjunto Castelo Branco, Corcovado, Monte Sinai, Novo Retiro, Recanto Verde, Recanto Verde 2, Recreio do Retiro, Recreio do Riachinho, Residencial Caio Martins, Retiro e Serra Verde, em Esmeraldas, poderá apresentar intermitências.

A Copasa destaca que o abastecimento de água deve ser normalizado até o início da manhã desta segunda-feira (29/12).”

Jornalista formada pela PUC Minas, é repórter multimídia da Itatiaia com foco na editoria de Cidades. Estagiou na emissora por dois anos e atuou na Brazilian Traffic Network como repórter de trânsito em emissoras de BH. Vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo Universitário 2024 e do Intercom Sudeste 2025.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...