O Brasil está longe de ser o único país das Américas a ser afetado pelas mudanças climáticas. O México está enfrentando sua segunda onda de calor em 2024 e as altas temperaturas já teriam causado, pelo menos, 27 mortes em apenas uma semana. As informações foram adicionadas pelo tradicional jornal El Universal com base em dados de autoridades locais.
A situação é mais grave na cidade de San Luis Potosí, onde 15 pessoas morreram por conta das altas temperaturas. O estado em que a cidade fica é um dos mais afetados pela onda de calor, tendo registrado temperaturas de 48°C e sensação térmica superior a 50°C. Muitas das mortes estão sendo registradas como causadas por insolação e desidratação, mas todas serão investigadas pelas autoridades de saúde.
Os humanos não são únicos a sofrer com as altas temperaturas. Moradores de Huasteca de Potosí compartilharam fotos de várias aves mortas por conta do calor, incluindo papagaios, tucanos e corujas. Esses casos também serão investigados.
Onda de calor em MG
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Belo Horizonte e mais 557 cidades de Minas Gerais em alerta para a onda de calor. Esses municípios podem registrar aumentos de até 5°C em suas temperaturas máximas até o fim desta segunda-feira (13), mas o alerta pode ser renovado a qualquer momento.
Recomendações da onda de calor:
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.