Vinte e dois técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) voam para o Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira (6), para auxiliar na recuperação das estações de tratamento de água. Além disso, quase 20 mil litros de água foram levados às cidades atingidas pela chuva histórica.
O presidente da companhia de abastecimento de Minas Gerais, o Guilherme Duarte, disse que os profissionais estão embarcando de forma escalonada. “Devido à dificuldade dos aeroportos no RS e dos voos comerciais, dividimos a equipe. Uma parte saiu cedo em um voo comercial e a outra em um avião da Polícia Militar. A última, com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais”, disse.
De acordo com Duarte, os especialistas devem auxiliar na retomada da operação das estações de tratamento de água, dar manutenção em painéis elétricos e moto-bombas. “Isso para que a água volte a ser devidamente distribuída à população”, informou.
Na noite desse domingo (5), cerca de 1.300 caixas de copos de água — totalizando 18.200 litros de água potável da Copasa — foram levadas para o estado. “A gente sabe da escassez de mantimentos e de água lá”, disse.
Ele disse que outros profissionais podem ser convocados para a missão. “Outras equipes podem embarcar. Teremos, a partir de hoje, um acompanhamento diário das operações”, finalizou.
Sobe número de mortos
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou no mais recente boletim, da noite desse domingo (5), que o número de mortos subiu 78. Ainda segundo o boletim, 175 pessoas ficaram feridas, e 105 estão desaparecidas.
Os municípios afetados, de acordo com o órgão, são 341. Mais de 115 mil pessoas estão desalojadas e 18.487 estão em abrigos.