Ouvindo...

Onda de calor: BH e outras capitais do Brasil podem ter máximas superiores a 30 °C

Termômetros em Cuiabá (MT) podem se aproximar dos 40 °C; fenômeno também deve causar chuvas fortes no Sul do país

Onda de calor eleva temperatura em BH neste fim de semana

Belo Horizonte e boa parte das capitais do Brasil podem ter temperaturas acima dos 30 °C neste sábado (27) e domingo (28), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A aumento das máximas é causado por uma onda de calor que impede a chegada de frentes frias no Centro-Oeste e Sudeste (veja cuidados com a saúde nestes dias de calor no fim da matéria).

Em Belo Horizonte, as máximas devem chegar a 30 °C neste sábado (27) e 31 °C no domingo (28). Em São Paulo, as máximas serão, respectivamente, de 32 °C e 33 °C, temperaturas parecidas com as que devem ser registradas no Rio de Janeiro. As maiores máximas no fim de semana devem ser registradas em Cuiabá, no Mato Grosso: 37 °C no sábado (27) e 36 °C no domingo (28). A onda de calor deve durar até a próxima quinta-feira (2).

A onda de calor que impede a chegada de frentes frias ao Sudeste e Centro-Oeste acaba mantendo essas massas no Sul do Brasil. Por isso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ter temporais de até 100 milímetros no mesmo período. Neste sábado (27), algumas cidades do RS podem ter chuvas contínuas e poucas aberturas de sol. A situação deve continuar assim no domingo (28), com pancadas de chuva no fim da tarde em Santa Catarina e Paraná.

Leia também

Recomendações da onda de calor:

  • Hidrate-se;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.