Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar temperaturas de até 40°C entre o fim de abril e o começo de maio, segundo a previsão do tempo divulgada pela MetSul Meteorologia nesta sexta-feira (26). Minas Gerais também pode ser afetada pelo fenômeno, mas as máximas devem ficar abaixo das temperaturas esperadas nos outros estados do Sudeste (veja como se proteger da onda de calor no fim da matéria).
De acordo com a MetSul, cidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste podem registrar temperaturas de 5°C a 10°C acima das médias históricas. O interior de São Paulo deve ter máximas acima dos 35°C e até mesmo alcançando os 40°C, principalmente as cidades das regiões Oeste, Norte e Centro do estado paulista. Na capital, as máximas podem chegar a até 34°C.
Já no Rio de Janeiro, os efeitos da onda de calor serão mais sentidos na capital e na Baixada Fluminense, onde as máximas podem chegar a 38°C durante a tarde. Especialmente na primeira semana de maio, as máximas se aproximam dos 40°C. Minas Gerais e Espírito Santo terão máximas acima dos 30°C, mas sem se aproximar das temperaturas dos estados vizinhos.
Recomendações da onda de calor:
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.