Ouvindo...

Fim de semana tem Feira Papel & Cerâmica no Mercado Novo; confira atrações

Evento reúne trabalhos de 50 artistas, entre eles, a renomada ceramista mineira Erli Fantini; a entrada é franca

Bijouterias em papel e outras peças artísticas esperam por você no Mercado Novo

Se você curte arte em papel e cerâmica, esse evento é pra você. Objetos e esculturas em papel, utilitários para mesa e cozinha, gravuras e papeis feitos com fibras naturais; cadernos; agendas; flores; bijuterias; bolsas; cestaria e até brinquedos. Esses são alguns itens que estarão expostos (e à venda) na Feira Papel & Cerâmica, que ocupará o 3º andar do Mercado Novo, no centro de Belo Horizonte. Mais de 50 artistas mineiros vão expor seus trabalhos nos dias 13 e 14 de abril. A entrada é franca.

A feira é uma homenagem dos participantes à desenhista, gravadora e papeleira Vera Queiroz, falecida em 2022, que marcou a cena das artes plásticas de Minas como uma das precursoras da papelaria e incentivadora daqueles que usam o papel como suporte e matéria-prima no fazer artístico.

Ana Queiroz, filha de Vera, que assessorava a mãe no ateliê e hoje cuida do acervo dela, vai expor na Feira Papel & Cerâmica trabalhos deixados pela artista. Alguns deles estavam inacabados, como um livro de receitas feito em papel artesanal e ilustrado à mão. Coube à artista Marcia Meyer, que se dedica a aquarelas e papel marmorizado, concluir a arte da amiga, retribuindo toda a generosidade que recebeu de Vera, em vida. “O caderno estava com as páginas dobradas e sem montagem, que fiz usando uma técnica medieval. Tive a alegria de conviver com Vera, que gentilmente, muitas vezes, me cedeu o seu ateliê ”, contou Marcia.

Erli Fantini é um dos destaques da feira

Erli Fantini trabalhou com Amílcar de Castro e oferece cursos em seu ateliê desde 1975

Grande nome das artes plásticas de Minas, com mais de 50 anos de carreira, a ceramista Erli Fantini é uma das participantes e organizadoras da feira em homenagem à Vera Queiroz. “Estudamos e formamos na Escola de Belas Artes da UFMG, nos tornamos amigas e trabalhamos juntas em projetos artísticos e comerciais dentro e fora do estado. Eu com a cerâmica e ela (Vera), com o papel. Duas técnicas que usam alquimias. Uma com a argila e a outra com a transformação de fibras em papel”, lembra Erli. A tradicional Feira de Cerâmica de Minas Gerais, que tem entre os idealizadores Erli Fantini e chegou à 36ª edição no ano passado, serviu, inclusive, de inspiração para que Vera Queiroz criasse, no início dos anos 2000, o Projeto Artesania do Papel, com a promoção da Feira do Papel no Estado.

A encadernadora Lúcia Dias

A última edição da Feira de Papel aconteceu no Mercado do Cruzeiro em 2019, quando foi interrompida em razão da pandemia de Covid-19. “A ideia era voltar a realizá-la, mas cancelamos devido à doença e perda da Vera, em 2022. A Feira Papel & Cerâmica neste fim de semana, no Mercado Novo, além de homenagear Vera Queiroz, marca o retorno da exposição dos trabalhos dos artistas e artesãos que se dedicam à arte do papel. “Vamos prosseguir com o calendário da Feira de Papel em Minas, com duas edições a cada ano”, garante a encadernadora Lúcia Dias, à frente da organização da Feira Papel & Cerâmica.

A ceramista Cláudia Resende também levará sua arte para a Feira

“Vera era uma pessoa altruísta, disposta a ajudar os colegas. Gostava de música, poesia. Com as feiras, estimulou a harmonia entre os artistas que usam o mesmo material, o papel, sem disputas, e sim com a troca de ideias”, destaca Lúcia Dias. Erli Fantini vai além e diz que o espírito de união entre os artistas será um dos pontos altos da feira nos próximos dias 13 e 14, com o intercâmbio também entre ceramistas e papeleiros.

Uma atração à parte será a presença do grupo de desenhistas Urban Sketchers BH, que irá registrar, ao vivo, os melhores momentos da feira.

Sobre Vera Queiroz

Vera Queiroz faleceu em 2022 e marcou a cena das artes em Minas

Nascida em 1941 em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, Vera Queiroz formou-se na Escola de Belas Artes da UFMG em 1971. A partir dos anos 1980 passou a frequentar cursos e a se dedicar à arte milenar de fazer papeis artesanais. Foi uma das primeiras artistas a usar fibras, como as de bananeiras _ um dos traços mais marcantes do seu trabalho _ para a produção de papéis utilizados para desenhos, gravuras, encadernações e cartões.

Feira Papel & Cerâmica
13 e 14 de abril (sábado e domingo)
Sábado, das 10 às 19 horas, e domingo, das 10 às 16 horas.
Local: 3º andar do Mercado Novo, na Avenida Olegário Maciel, 714, Centro de Belo Horizonte.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.