O hospital de campanha instalado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) - para ampliar o tratamento de dengue, chikungunya e zika - promoveu mais 5 mil atendimentos e 752 internações em um mês de atendimento.
A unidade funciona 24 horas por dia ao lado da UPA Norte, na Avenida Risoleta Neves, 2.580, no bairro Novo Aarão Reis, em Belo Horizonte (MG).
O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, afirma que a medida foi importante para garantir um atendimento mais ágil a população de BH
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses no Brasil, atualizado nesta segunda-feira (1), apontam que o Brasil soma mais de 2,5 milhões de casos (entre prováveis e confirmados) nos três primeiros meses de 2024.
Minas Gerais soma 823.393 casos prováveis de dengue, com 148 mortes confirmadas.
“Decisão correta”
O Sec. de Saúde afirma que a decisão de abrir um hospital de campanha focado no tratamento a doença provocadas pelo mosquito Aedes aegypti foi correta.
“Com a abertura de um local específico para acolher pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika, evitamos que mais de 5 mil pessoas procurassem a UPA Norte e outras unidades da rede SUS-BH que já estavam apresentando alta na busca por cuidados médicos”, disse Danilo Borges.
O local conta com 40 leitos para a hidratação venosa de pacientes. A estruturação foi feita em parceria com o Governo de Minas, que forneceu uma tenda de 320m² por meio da Defesa Civil Estadual.
Belo Horizonte também possui três Centros de Atendimento às Arboviroses (nas regionais Centro-Sul, Barreiro e Noroeste/ Odlion Behrens) e três Unidades de Reposição Volêmica, além da oferta de teleconsultas para ampliar a assistência à população.
*