“De olhos vermelhos, de pelos branquinhos”, esse é um dos trechos de uma das músicas infantis que marcam o período de Páscoa. Nessa época do ano também é comum presentear pessoas com ovos de chocolate. Mas você já parou para pensar por que ovos e coelhos são os símbolos dessa festa cristã?
A Itatiaia buscou essa resposta a fim de desvendar esse mistério. Segundo o padre Jorge Filho, os animais fofinhos são uma alegoria para representar a vida. “O sentido da páscoa para os cristãos é justamente o sentido da vida nova, portanto a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O coelho é símbolo de fertilidade. Sabemos que a coelhinha tem muitos filhotes. A fertilidade da coelhinha é interessante, porque ela é capaz de ficar fértil logo após o nascimento dos seus filhotes”, pontua o pároco.
As coelhas têm gestações curtas, de cerca de 30 dias, e podem dar à luz uma ninhada de filhotes. Após o nascimento, as fêmeas estão prontas para acasalar novamente em pouco tempo, o que contribui para a rápida expansão das populações de coelhos. Os coelhos podem ter em média de 4 a 12 filhotes em uma ninhada, embora o número exato possa variar dependendo da raça do coelho e de fatores como idade, saúde e condições ambientais. Em algumas circunstâncias, uma fêmea pode até mesmo ter mais de 12 filhotes em uma única ninhada, mas isso é menos comum.
Beleza, coelhos representam a fertilidade. Mas e os ovos? Coelhos são mamíferos e não botam ovos. Como assim?
O padre responde que, assim como os coelhos, os ovos são uma metáfora para representar a vida e a fé. “O ovo de Páscoa também é um símbolo importante usado, porque o ovo traz dentro de si a vida. O ovo, quanto cozido, é outra simbologia. Quando endurecida, ele fica para representar também os judeus que quanto mais sofriam, mais ficavam firmes na fé. Portanto, para nós cristãos, a Páscoa tem um sentido de uma vida nova, de uma conversão”, explica.
Fato é, é uma data para se presentear. O padre Jorge Filho explica que o ato de presentear é a simbolização da alegria. “Durante a história foram se acrescentando outros símbolos que não são tão usados pelos cristãos, mas caiu no gosto das pessoas. O ovo de Páscoa também significa a alegria, a festa. Temos o costume de, na Páscoa, darmos chocolate, darmos presentes, assim como no Natal. Esse movimento representa a vida nova, o presente simboliza a alegria”.
A data religiosa
A Páscoa é uma festividade religiosa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. Ela tem origem na tradição judaica da Páscoa, que comemora a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Para os cristãos, a Páscoa é o momento mais importante do calendário litúrgico, pois representa a vitória de Jesus sobre a morte e o pecado, e a garantia da vida eterna para aqueles que creem nele. A celebração inclui rituais como a miss da ressurreição, a troca de ovos de chocolate e o almoço em família.