A Secretaria de Educação de Minas Gerais anunciou, na manhã de desta terça-feira (26), ações para fomentar a participação dos estudantes no Enem. Uma delas é a criação de uma plataforma digital de estudos: a Estudo Play, que já é usada em escolas privadas e, agora, estará disponível, segundo o estado, para o 185 mil alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“A plataforma vem se juntar aos materiais pedagógicos que nós já temos. Inclusive, os estudantes já contam com cursinho preparatório, que ocorre toda sexta-feira, na Rede Minas. A plataforma vem nos auxiliar com outras ferramentas como a correção da redação por meio de Inteligência Artificial”, explicou a secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães.
Além disso, o aluno terá acesso a todos os simulados e itens de prova que envolvem as quatro áreas de conhecimento. “Eles podem acessar a plataforma na escola como forma de trabalho com professores ou em casa”, acrescentou.
Além disso, o estado buscará maneiras de ajudar jovens que não fazem o Enem por questões de dificuldade de transporte — já que o exame não é aplicado em todas as cidades de Minas e esse deslocamento é uma das razões para queda no número de participantes ano passado.
Ano passado, por exemplo, apenas 43% dos alunos da rede estadual aptos fizeram o Enem. “A gente viu que, realmente, em termos de Brasil, nós temos o percentual bastante baixo de estudantes que participam do Enem. A gente sabe que dois dias de exame é complicado para o deslocamento. Então, a gente já tem umas ações sobre isso para ajudá-los nesse momento. Inclusive, com incentivo para o transporte escolar e alimentação”, explicou.