Agora no rádio...

Noite Livre

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Padre Libério, de Divinópolis (MG), é declarado venerável pela Igreja, o primeiro passo para a beatificação

Papa Francisco, por meio do Dicastério para as Causas dos Santos, reconheceu virtudes heroicas do padre mineiro

Padre Libério Rodrigues Moreira nasceu em 30 de junho de 1884, em Lagoa Santa, e morreu em Divinópolis no dia 21 de dezembro de 1980

Mais um padre mineiro é declarado venerável pela Igreja Católica. Nesta quinta-feira (14), o Papa Francisco, por meio do Dicastério para as Causas dos Santos, reconheceu as virtudes heroicas do padre Libério Rodrigues Moreira. A informação foi divulgada pela Diocese de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas.

O padre Libério, como ficou conhecido, nasceu em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa, na Grande BH, e morreu em Divinópolis no dia 21 de dezembro de 1980. Na Igreja Católica, o título canônico de venerável é concedido àqueles a quem postumamente seja reconhecida a prática de virtudes heroicas em processo formal de canonização. Conforme a Igreja, este é o primeiro passo para a beatificação.

Leia mais:

Surfista carioca e freira mineira podem virar santos? Entenda a decisão do Vaticano

Filme resgata história da beata Isabel Cristina, morta após tentativa de estupro

Católicos celebram os 10 anos de beatificação da mineira Nhá Chica

Segundo a Igreja Católica, ao ser reconhecido como venerável, o candidato pode ser venerado pelos fiéis por meio de orações.

Leia também

No entanto, o caminho para a santidade é longo. Para ser beatificado, é necessário que o Venerável tenha um milagre comprovado. Em seguida, com um segundo milagre, é decretada a canonização. Cada etapa do processo de canonização envolve critérios rigorosos e exige a comprovação de fatos concretos e incontestáveis. Depois disso, a Igreja pode elevar uma pessoa à condição de santo.

Quem foi o Padre Libério Rodrigues Moreira?

Padre diocesano, Libério Rodrigues Moreira foi, nas palavras da Diocese de Divinópolis, um sacerdote “simples, humilde, pobre e viveu a sua vida dedicando-se unicamente ao Senhor e aos outros, dedicando-se de modo particular aos doentes e aos pobres, a quem ajudava material e espiritualmente”.

Ele era um homem com grande carisma e muito querido pelos fiéis que pediam aconselhamento espiritual.

O agora Venerável Servo de Deus nasceu em 1884 e viveu a infância em um contexto familiar de grande pobreza. Após a morte prematura do pai, interrompeu os estudos e foi obrigado a sustentar a família, dedicando-se ao trabalho no campo. Logo despertou a vocação religiosa e Libério conseguiu entrar no seminário e recebeu apoio de um primo sacerdote que o ajudava a pagar as mensalidades. Em 25 de abril de 1916, recebeu a orientação sacerdotal.

Após a ordenação, o padre atuou em cidades mineiras como Pitangui, Pequi, São José da Varginha, Nova Serrana, Leandro Ferreira, Pará de Minas e Divinópolis, onde se tornou mais conhecido e admirado.

Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”