Ouvindo...

Católicos celebram os 10 anos de beatificação da mineira Nhá Chica

“Mãe dos pobres” nasceu em São João del-Rei, viveu em Baependi e foi a segunda mineira beatificada pela Igreja Católica

Nhá Chica foi beatificada em 2013 após a cura de uma professora de Caxambu

A beatificação de Nhá Chica completa 10 anos nesta quinta-feira (4). Natural de São João del-Rei, a “mãe dos pobres” viveu quase toda a vida em Baependi, no Sul de Minas, e foi a segunda pessoa mineira a ser beatificada pela Igreja Católica. A cidade promove uma série de celebrações nesta semana para comemorar a data.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, construído em Baependi com recursos reunidos pela própria Nhá Chica, vai expor o Santíssimo Sacramento às 8h desta quinta (3). Mais tarde, às 15h, haverá a reza do terço e às 19h será realizada uma missa seguida de uma procissão. Uma imagem e uma relíquia da beata serão conduzidas na procissão.

Todas as celebrações dos 10 anos de beatificação de Nhá Chica estão sendo transmitidas ao vivo na página do Santuário Nhá Chica no Facebook. Os fiéis também podem conferir a programação completa e as fotos da festa no perfil oficial.

Quem foi Nhá Chica?

Francisca de Paula Jesus, a Nhá Chica, nasceu em 1808 no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, que hoje faz parte de São João del-Rei. A família mudou-se pouco depois para Baependi, onde ela ficou famosa pela devoção à Nossa Senhora da Conceição. À pedido da mãe, Francisca dedicou sua vida à caridade e passou a ser conhecida como “mãe dos pobres”.

Antes mesmo de morrer, em 14 de junho de 1895, Nhá Chica já era chamada de “Santa de Baependi”. O processo de canonização de Nhá Chica começou em 1952 e avançou lentamente nas décadas seguintes. A beatificação foi realizada no dia 4 de maio de 2013 e o milagre usado no processo foi a cura de uma professora de Caxambu (MG), que sofria de um problema congênito no coração. A mulher se curou da doença de forma milagrosa em 1995, atribuindo sua recuperação às orações direcionadas à Nhá Chica.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .