Ouvindo...

Envolvido em morte de cruzeirense, ex-diretor da Galoucura cumpria pena por morte de outro torcedor

Marcos Vinicius Oliveira de Melo, o ‘Vinicin’, se entregou para a polícia nesta segunda (11); o suspeito estava em liberdade condicional, mas perdeu benefício após briga

A Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira (11), mais detalhes sobre a prisão de Marcos Vinicius Oliveira de Melo, o ‘Vinicin’, ex-diretor da Galoucura. Ele é suspeito de envolvimento na briga que terminou com a morte de um torcedor do Cruzeiro no último sábado (2), no bairro Bandeirantes, em Contagem, na Grande BH.

Na manhã esta segunda, ‘Vinicin’ se entregou para a polícia. O delegado Matheus Moraes Marques explicou que o ex-diretor da Galoucura não foi preso por causa do crime cometido em 2 de março - as duas torcidas se encontraram enquanto iam para os jogos, que foram realizados no mesmo horário, na Arena MRV e no Mineirão.

Por ter participado da briga, ‘Vinicin’ perdeu o direito a liberdade condicional. O ex-diretor da Galoucura cumpria pena em regime aberto pela morte de outro torcedor, mas teve o benefício da condicional revogado pelo juiz Daniel Dourado Pacheco, na última quinta-feira (7), “em razão da prática de suposto novo crime”.

“O Marcos Vinícius estava cumprindo uma pena que foi substituída pelo livramento condicional. Agora, como ele descumpriu as condições impostas, o poder judiciário revogou e ele voltou a cumprir a pena em regime aberto”, explicou o delegado.

Marques ainda esclareceu quais são as diferenças entre regime aberto e liberdade condicional. “No regime aberto, ele pode trabalhar estudar durante o dia, mas deve se recolher durante a noite. Agora, no livramento condicional a pessoa fica 100% livre tanto no período noturno quanto diurno. Mas a ela são impostas uma série de medidas, de restrições, que caso seja descumpridas, o benefício é revogado”, comentou.

Leia também

Polícia investiga participação de suspeito em morte de torcedor

O delegado explicou que está comprovado que ‘Vinicin’ participou da briga entre torcedores do Atlético e Cruzeiro, porém ainda não se sabe se ele teve participação direta na morte de Lucas Elias Vieira Silva, de 28 anos. O jovem foi baleado e chegou a ser encaminhado ao hospital Santa Rita, mas não resistiu aos ferimentos. Outros dois homens foram baleados, mas sobreviveram.

“Como a investigação ainda está em fase inicial, a gente ainda não pode afirmar que ele (‘Vinicin’) foi o responsável por essa morte e os dois tentados. A gente não descarta nenhuma hipótese nesse momento, mas somente a conclusão das investigações vai dizer em qual o sentido foi a conduta dele”, afirmou Marques.

‘Vinicin’ aguarda audiência de custódia

Marcos Vinicius Oliveira de Melo, o ‘Vinicin’, está preso, por causa do cumprimento do mandado de prisão, e será submetido a audiência de custódia. Ele pode ser indiciado pelos crimes de rixa, com aumento de pena decorrente de morte, e omissão de socorro.

A polícia afirma que ainda está em busca da identificação de quem fez os disparos que atingiram as vítimas. De acordo com o delegado, os dois suspeitos que foram presos em flagrante na semana do crime estão sendo investigados. Robert Xavier Soares e Victor Marcelo Rocha Santiago tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva e estão à disposição da Justiça.

“A gente não descarta nenhuma hipótese. Um deles foi preso com uma arma, que tinha dois cartuchos deflagrados. Então, a gente requisitou as perícias necessárias e a comparação balística para verificar se o projétil encontrado no corpo da vítima saiu mesmo daquela arma aprendida”, disse.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais