Ouvindo...

Entenda qual foi a dinâmica da ação policial que terminou com 26 mortes em Varginha (MG)

Quase 40 policiais foram indiciados pela operação; documento foi obtido com exclusividade pelo Fantástico

PF indicia 40 agentes da PRF e policiais militares por 26 mortes

Após o indiciamento dos policiais envolvidos nas 26 mortes em Varginha, no Sul de Minas, o Fantástico desse domingo (10) mostrou, com exclusividade, o relatório com a descrição dos ocorridos no dia do confronto da Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) contra membros do “novo cangaço”.

O caso aconteceu em outubro de 2021. Segundo a PF, entre os indiciados, 23 integram o grupo de elite da Polícia Rodoviária Federal e 16 são do Bope, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Minas.

Confira os trechos

  • “Por volta das 5h, ao alvorecer, iniciam-se as manobras de entrada";
  • “Primeiramente, uma caminhonete da PRF derruba o portão principal do sítio";
  • “Logo após, a equipe tática inicia entrada no perímetro alvejando as janelas frontais";
  • “Um grupo adentra o imóvel e inicia a visualização dos ali estavam. Todos foram alvejados";
  • “A equipe policial progride rumo aos quartos do térreo e ali elimina quem lá estava";
  • “Os suspeitos que ganharam a cozinha e já arrumavam para a porta de acesso à piscina foram baleados";
  • “Há quem se mantenha nos quartos, há quem se esconda no banheiro, ha quem vai para a varanda. Todos são alvejados";
  • “Uns poucos conseguem ganhar o telhado. A disposição da tropa do Bope no meio do mato se encarrega de também neles atirar”.

Ainda de acordo com o documento, todos objetos no chão foram colocados no crime para dificultar os trabalhos dos peritos e ainda teriam usado arma da quadrilha para simular resistência que nunca existiu. No documento, a PF também apresenta simulações da perícia que afirmam que a maioria dos homens teria sido executados e não estava com o armamento de guerra a disposição.

“Aproximadamente 500 disparos efetivados pelos agentes do Estado. Aproximadamente 300 cartuchos deflagrados encontrados pela perícia. Somente 20 disparos atribuídos às armas dos roubadores”, informou o documento.

Conforme a Itatiaia mostrou na semana passada, o relatório ressalta os bastidores da operação, quando a PF teria se colocado contra a operação, segundo o órgão, por falta de evidências robustas. Sendo assim, o órgão não quis participar da operação em Varginha.

Nenhum corpo foi encontrado no local. Eles disseram que prestaram primeiros socorros e carregaram para centros médicos da região. Contudo, conforme mostrou o Fantástico, câmeras de segurança de hospital e UPA mostram os policiais chegando aos locais. Para PF, as imagens não deixam dúvidas que eles estavam mortos “via-se policial sentado sobre os corpos, em condição incompatível com eventual a prestação de socorro”, disse.

Relembre o caso

Em 31 de outubro de 2021, 26 pessoas foram mortas em dois sítios de Varginha em uma operação da PRF e da PMMG. A operação teve o objetivo de combater a investida de um grupo de assaltantes de banco. Segundo a apuração na época, o grupo roubaria um banco no dia seguinte. Os criminosos eram de Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia e São Paulo.

*com informações de Renato Rios Neto e CNN Brasil

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.