Quatro animais silvestres, incluindo um que não é encontrado na fauna brasileira, foram apreendidos nesta segunda-feira (19) pela Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMG) no bairro Pompeia, na região Leste de Belo Horizonte. Um dos animais é natural dos Estados Unidos.
Os militares faziam um patrulhamento pela região quando foram informados de que um morador do bairro estaria mantendo esses animais em cativeiro e os transportando sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A equipe foi até o endereço do suspeito e passou a monitorar o local. O investigado foi abordado pelos militares ao sair de casa. Na mochila dele, foram encontrados dois filhotes de jabuti, uma iguana e uma cobra-do-milho (corn snake), que é da região sudeste dos Estados Unidos. A iguana e o jabuti são listados como animais em perigo de extinção.
Foto mostra jabutis e iguana apreendidos pela Polícia Militar do Meio Ambiente em Belo Horizonte
O autor foi preso em flagrante, já que não tinha autorização para manter os animais. Ele foi liberado após a assinatura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e a aplicação de uma multa.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.