Ouvindo...

Transplantados denunciam falta de remédio há 15 dias na Farmácia de Minas, em BH

Imunossupressor é utilizado para diminuir a rejeição de órgãos transplantados; Ministério da Saúde afirma que uma nova remessa está prevista para ser entregue na segunda (19)

Servidora pública afirma que está há 15 dias sem medicamento

Pacientes denunciam a falta do medicamento “Micofenolato de Mofetila”, um imunossupressor utilizado para diminuir a rejeição de órgãos transplantados, na Farmácia de Minas, em Belo Horizonte.

Lisiane Maria Silva Bento, de 42 anos, moradora da cidade de Ouro Preto, na região Central do Estado, é uma das pessoas afetadas. Desde 2018, a servidora pública faz o uso contínuo do medicamento, após passar por um transplante de coração.

Há 15 dias, ela relata que o remédio, imprescindível para o seu bem-estar, está em falta. Sem conseguir acessar o tratamento, ela teme pelo risco à saúde.

“Essa situação está me causando insegurança e medo. É um profundo constrangimento para nós que dependemos desse medicamento para continuarmos vivos”, disse.

Leia também

De distribuição exclusiva do Governo Federal, os remédios imunossupressores têm a função de regular a imunidade para que o corpo não rejeite o órgão transplantado. Caso não seja feito o uso contínuo, os pacientes podem apresentar complicações clinicas, sendo preciso interná-los.

‘Abastecimento parcial’

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que recebeu 75.570 unidades do medicamento no dia 29 de janeiro. Segundo a pasta, os remédios estão “em fluxo de distribuição para as 28 Unidades Regionais de Saúde de todo o estado”.

A quantidade representa 40% da demanda de Minas Gerais. “O abastecimento para o mês de fevereiro é considerado parcial, visto que apenas uma parcela dos pacientes terá acesso ao tratamento”, disse a Secretaria. A pasta afirma que aguarda o recebimento de novas doses para abastecimento das unidades regionais.

Novas doses serão entregues na segunda (19), diz Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde disse que as doses entregues ao Governo de Minas Gerais, em janeiro, atendiam 40% da demanda do primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março).

“Uma nova remessa do medicamento está prevista para ser entregue na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, completando assim os 100% da demanda referente ao trimestre”, informou a pasta.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pela PUC Minas. Já trabalhou no Jornal Marco, na Assessoria de Comunicação da Receita Federal e na Record TV Minas. Atualmente, é repórter multimídia na Itatiaia.