Ouvindo...

Barbacena confirma primeira morte por dengue em 2024; vítima é homem de 54 anos

Exame analisado pela Funed confirmou doença; Minas Gerais está sob estado de emergência devido ao aumento no número de casos

Dengue, zika e chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Barbacena, na Zona da Mata Mineira, confirmou, nesta sexta-feira (2), a primeira morte por dengue da cidade. Segundo o município, a vítima é um homem de 54 anos, que morreu no último dia 29 de janeiro. Diante da suspeita de dengue, as amostras sanguíneas foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que confirmou a dengue através de exames.

A vítima apresentava condições clínicas de evolução compatíveis com dengue grave. Apesar da confirmação da suspeita, o caso segue sendo investigado pelas autoridades. A morte ainda não apareceu no boletim epidemiológico divulgado semanalmente pelo governo estadual.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que tem intensificado as ações para conter a proliferação da doença, como o aumento das visitas dos agentes de combate à endemias, orientação à população e aplicação de inseticida (fumacê).

“Na presença de sintomas como febre alta, dor pelo corpo e manchas avermelhadas, procure pelo serviço de saúde para atendimento e manejo adequado conforme classificação de risc e não realize a auto medicação”, alerta a secretaria.

Leia também

Minas Gerais decreta situação de emergência

No último sábado (27), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou situação de emergência em saúde pública no estado por causa do aumento no número de casos de dengue e chikungunya.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que, até o último dia 29, Minas já havia registrado 23.389 casos confirmados de dengue em 2024. No mesmo período, foram detectados, ainda, 6.206 pacientes com chikungunya.

A adoção da emergência em saúde pública permite, por exemplo, que o governo mineiro acelere os trâmites para a aquisição de insumos e materiais ligados ao tratamento médico. Há, inclusive, a possibilidade de dispensa de licitação.

*Com informações de Guilherme Peixoto

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.