Ouvindo...

Copasa aumentará vistorias durante período chuvoso em BH e região

Ação visa evitar o extravasamento do esgoto causado pelo lançamento de água das chuvas nas redes e ramais domiciliares

Equipes fazem vistorias em toda Grande BH

Com o aumento do volume de chuvas, a vistoria de imóveis em Belo Horizonte e região metropolitana será reforçada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a fim de evitar o extravasamento do esgoto causado pelo lançamento de água das chuvas nas redes e ramais domiciliares. O serviço será realizado em BH, Betim, Ibirité, Matozinhos, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.

Segundo a Copasa, o número de entupimentos e vazamentos nas casas aumentam em até 40% nessa época devido ao lançamento indevido de águas de chuva na rede de esgoto. Esse lançamento contribui para o refluxo de esgoto no interior de imóveis, esgoto a céu aberto que escorre pelas vias públicas e para cursos d'água, e pode acarretar em erosões em vias e taludes de terrenos por onde passam as redes.

A empresa Effico foi contratada pela Copasa para realizar esse serviço nas casas da Grande BH. Agentes da empresa estão inspecionando as redes e orientando clientes sobre necessidade de correção de possíveis lançamentos indevidos de águas de chuva e residos sólidos (areia, gordura, pedra e lixo) no sistema de esgotamento da companhia.

Os técnicos da empresa estarão com uniforme escrito “A serviço da COPASA” e crachá da Effico. Após a identificação, os agentes farão a coleta de dados em formulários timbrados e com registros de fotografias no aplicativo da empresa. Durante toda a vistoria, é necessária a presença de uma pessoa maior de 18 anos. Caso tenha dúvidas sobre o atendimento, basta discar 115 e confirmar a Ordem de Serviço.

“Com esta ação preventiva e educativa, a Copasa busca eliminar ocorrências deste tipo, que podem trazer grandes transtornos para a população, e garantir o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário da empresa, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de seus clientes”, dizia o comunicado da Copasa.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.