Moradores de Belo Horizonte já podem opinar sobre o projeto de implantação de faixas exclusivas de ônibus, na capital mineira. A BHTrans abriu uma consulta pública para receber as sugestões da população para intervenções no transporte coletivo, na Av. Abílio Machado, entre Av. Heráclito Mourão de Mirando e no Anel Rodoviário.
A consulta pública é digital e vai ficar disponível para o envio de contribuições e sugestões no prazo de 30 dias, no
De acordo com a PBH, foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores, incluindo a Avenida Abílio Machado. A nova faixa exclusiva de ônibus entre as avenidas, será de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, nos dois sentidos.
Ainda segundo o órgão público, o projeto propõe a correção dos alinhamentos de meios-fios em muitos trechos para criar uma pista com a largura suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral. Foi indicado, ainda, a implantação de passagem para pedestres e novos semáforos para o controle do trânsito.
Atualmente, Belo Horizonte conta com 72,3 km de rotas prioritárias para o transporte coletivo (faixas e pistas exclusivas e faixas preferenciais). Caso o motorista é pego na faixa exclusiva, a multa por andar na faixa de ônibus gera 7 pontos na carteira de motorista e o valor da multa por andar na faixa de ônibus é de R$ 293,47.
Outros 18 km de rotas prioritárias para os ônibus já começaram a ser implantados na Área Central, na Avenida Augusto de Lima e, em breve, na Avenida Afonso Pena e nas ruas Curitiba e São Paulo.