O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou alerta para chuvas intensas de 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h, além de queda de granizo em 17 estados e Minas Gerais. Durante este período há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Nesta segunda-feira (29), conforme o Inmet, a previsão é de possíveis pancadas e trovoadas no Noroeste, Central Mineira, Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana continua. As temperaturas devem sofrer uma quena e a máxima é de 36ºC. A chuva também pode atingir a capital mineira, onde a máxima deve ser de 28 °C.
No dia seguinte (31), conforme o órgão, a previsão é similar: céu nublado com pancadas e trovoadas isoladas no Noroeste, Central Mineira, Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Norte e Metropolitana.
“Considerando a ocorrência da onda de calor e a irregularidade persistente entre o fim de outubro e início de novembro, torna-se evidente o atraso do período chuvoso 2023/2024, ou seja, a estação chuvosa ainda não se estabeleceu em Minas Gerais, nem nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país”, informou.
Os termômetros podem marcar 35 °C no Norte e, em Belo Horizonte, 26 °C.