Ouvindo...

Moradores questionam autoridades sobre riscos em mina da Vale em Mariana

A conversa, que tinha o intuito de tranquilizar a população, teve momentos tensos e de debate entre autoridades e moradores

Encontro foi realizado na manhã desta terça-feira

Representantes da Vale, Defesa Civil e Bombeiros se reúnem na manhã desta terça (14) com pais, alunos e professores da Escola Municipal Sinhô Machado, em Santa Rita Durão, distrito de Mariana. O tema da reunião foi a interdição de pilhas de estéreis da Mina de Fábrica Nova e os eventuais riscos que a população corre.

A conversa, que tinha o intuito de tranquilizar moradores, teve momentos tensos e de debate com autoridades. Uma professora da escola rebateu uma fala do representante do Corpo de Bombeiros Militar. A educadora afirmou que “as autoridades não se fazem presentes” e questionou: “vocês foram avisados com antecedência sobre o que aconteceu em Bento Rodrigues?”

Houve burburinho e falas irônicas de alguns dos presentes, como “a outra também não tinha risco” e “Bento também não ia estourar”. André Machado, representante da Defesa Civil, interviu para tranquilizar os presentes: “temos atualmente uma estrutura muito melhor do que havia na época, temos preparação, sirenes, simulados são feitos.”

O grupo de representantes irá, na sequência, para o posto de saúde da comunidade, onde vão avaliar o impacto na população. Depois, vão visitar casa de moradores para ouvir demandas.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.