Ouvindo...

Filhote de tamanduá-mirim nasce no Zoológico de Belo Horizonte

Benedita, a mais recente mamãe do Zoo está em um recinto localizado em área restrita cuidando do filhote

O filhote nascei em 28 de setembro deste ano

O zoológico de Belo Horizonte tem um novo morador. É um filhote de tamanduá-mirim que nasceu no Zoo em 28 de setembro deste ano. Benedita, a mais recente mamãe do Zoo está em um recinto localizado em área restrita cuidando do filhote.

Embora não seja considerada ameaçada de extinção, a espécie está com a população em declínio na natureza. Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), cinco indivíduos dessa espécie, sendo três fêmeas e um macho (adultos) e o filhote vivem no Zoológico de Belo Horizonte.

Os dois últimos indivíduos dessa espécie que chegaram ao Zoológico de BH são duas filhotes órfãs, cujas mães foram vítimas de atropelamento. Elas foram resgatadas recém-nascidas, ainda com o cordão umbilical e mantidas, inicialmente, sob cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Salvador, Bahia, de onde foram transferidas para BH em 21 de março de 2023.

Conforme a prefeitura, a espécie mede entre 0,55 a 0, 63 metros de comprimento, com uma cauda de 0,40 a 0,67 metros. Pode pesar até 7Kg. Possui uma faixa de pelos pretos que se estende ao longo do dorso e ventre do animal dando a ideia de que está vestindo um colete, explicando o nome popular tamanduá-de-colete.

Possui hábitos solitários, exceto durante a época reprodutiva e durante o período de amamentação. É predominantemente arborícola, mas também pode se deslocar-se, alimentar-se e descansar no solo. “O seu período de maior atividade é à noite, mas pode ser observado durante o dia e ao entardecer. Quando não está ativo, esse animal costuma descansar em ocos de árvores, tocas de tatus ou em outras cavidades naturais”, informou.

As principais ameaças à espécie são: perda de habitat, atropelamentos, caça, ataques de cães.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.