Ouvindo...

Maratona mundial da NASA acontece em seis cidades mineiras neste fim de semana; confira como se inscrever

Os projetos vencedores terão a chance de serem apresentados globalmente e receber reconhecimento da Nasa

Quarenta e duas cidades do Brasil recebem o “Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa” neste fim de semana, 7 e 8 de outubro. Em Minas Gerais, Pouso Alegre, Itajubá (Sul de Minas), Ipatinga (Bacia do Rio Doce), Governador Valadares e Itambacuri ( Rio Doce), e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) foram escolhidas para sediar o evento que ocorre, simultaneamente, em outros 300 locais do mundo.

Interessados podem fazer inscrições pelo site. O acesso ao evento será permitido apenas aos cadastrados.

Com o tema “Explorem a Ciência Aberta Juntos”, o evento visa popularizar o acesso da comunidade global aos dados abertos da Nasa e estimular o pensamento criativo e científico.

As temáticas são desenvolvidas por colaboradores da Nasa e abrangem diversos tópicos, desde ciências da Terra até a exploração espacial. Este ano, os inscritos vão participar de um hackathon global. Atualmente, segundo a agência do governo federal, esse é o desafio que o maior da categoria global.

A primeira maratona foi realizado em 2012 e reuniu cerca de 2 mil pessoas, em 17 países. No ano passado, o evento mundial recebeu mais de 31 mil inscritos, de 162 países, o que gerou mais de 3 mil projetos.

Em Pouso Alegre, o encontro ocorrerá na Faculdade Una Pouso Alegre, que fica no Centro da cidade, e ainda tem vagas abertas. A instituição disponibilizará salas de informática para os participantes e área para ‘camping’ no próprio prédio. Lá, um dos professores da faculdade foi escolhido pela Nasa como líder e organizar o desafio.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais