As condições climáticas ligam ‘alerta vermelho’ para questões como saúde e o surgimento de pragas que podem se proliferar em decorrência do clima. A coordenadora da Vigilância Ambiental de Varginha, Vânia Nobre, ressalta a maior possibilidade de proliferação de insetos durante o período de calor.
Insetos como o mosquitos, moscas, baratas, pulgas, carrapatos e formigas têm maior chance de proliferação, o que pede atenção redobrada a quem tem crianças e animais de estimação. Alguns destes insetos, como os carrapatos, podem transmitir doenças tanto para humanos como para os animais. A orientação é redobrar na limpeza de quintais e terrenos.
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp?
⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
"É nesse período que o metabolismo dessas criaturas aumenta consideravelmente, tornando-as muito mais ativas e reprodutivas. Não deixar lixo exposto e nem jogado nos quintais para que sirvam de alimentos, retirar entulhos dos quintais para que não sirvam de abrigos, eliminar todo tipo de criadouro para aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela”, explica.
Leia também:
Onda de calor: BH tem refresco e previsão de chuva e ventania nas próximas 24 horas Onda de calor: frutas e legumes estragam em menos de 24 horas em sacolões de BH
A especialista ainda aconselhou a não jogar lixo em terrenos vagos e áreas de preservação para deixar o ambiente mais seguro e livre dessas pragas. Outro fator, que potencializa o surgimento dos insetos são as chuvas de verão, momento em que se torna comum encontrar insetos como baratas e até mesmo ratos.