Ouvindo...

Ambulantes de BH pedem rapidez no credenciamento: ‘precisamos ter direito de trabalhar’

Vendedores realizam pré-cadastro para agilizar processo de ‘legalização'; PBH afirma que vai lançar edital de credenciamento até o fim do ano

Representantes de vendedores ambulantes de Belo Horizonte pedem para que a prefeitura acelere o lançamento do edital de credenciamento da categoria. O processo vai legalizar o trabalho de ambulantes na venda de bebidas e outros itens durante grandes eventos, inclusive esportivos, na capital mineira.

A categoria fez um protesto pacífico nesta quarta-feira (27), na Praça Afonso Arinos, no Centro da Cidade. Ao mesmo tempo, era realizado o pré-cadastro dos trabalhadores. O grupo também se reuniu com o secretário de Política Urbana da prefeitura, João Fleury, onde foi apresentado esse pré-cadastro, que vai ajudar a PBH no planejamento da atuação desses trabalhadores.

A ambulante Leonice Tavares da Silva disse para a Itatiaia que convive diariamente com o risco de sair de casa e perder toda a sua mercadoria. A trabalhadora afirma que tem a expectativa de que a atuação dela e de suas colegas seja regularizada e, com isso, ela possa sustentar a sua família sem sofrer maiores riscos.

“Nós estamos contribuindo sim, a gente paga imposto sim. Nós vamos na distribuidora, no supermercado, para comprar nossos itens. É tudo legalizado. Nós precisamos de ter direito de trabalhar, nós não estamos pedindo muito. Isso vai dar uma garantia.”

Josiana Ferreira trabalha vendendo água, refrigerante e salgadinhos diariamente. Para ela, a regularização do trabalho de ambulante é um direito da categoria. A trabalhadora vê uma certa demora na atuação da prefeitura.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte diz que pretende lançar o edital de credenciamento até o fim do ano e que está aberta ao diálogo junto a esses profissionais para que eles possam atuar de forma legal.

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.
Leia mais