A notícia de que o
Em entrevista à Itatiaia, o especialista afirmou que o clima no Brasil está sob influência do “El Niño” desde março. O fenômeno, junto com o aumento da radiação solar previsto com a chegada da primavera, deve elevar e muito a temperatura em Belo Horizonte.
“Nunca estivemos com a temperatura da Terra tão alta quanto nesse ano. Tivemos recordes históricos em julho e agosto e tudo indica que podemos bater o recorde na próxima semana em Belo Horizonte”, afirma o especialista. O recorde de calor em BH foi registrado em outubro de 2020, quando a temperatura chegou a 38,4º C.
População sofre com o calor
Com o “calorão”, a população procura formas de se proteger. O agente de Saúde Ricardo de Souza faz trabalhos externos com frequência e passou a incluir um “kit de sobrevivência” na mochila de serviço.
“Pra quem trabalha na rua é complicado, é preciso bastante água e protetor solar fator 30. Acabou o expediente, o negócio é ir pra casa, tomar um banho e relaxar.”
Já a trabalhadora doméstica Sônia Maria já prevê mudanças no cardápio: “Vou priorizar pratos que não precisam de forno, como salada. Pior é mexer na cozinha, né? Fogo, panela borbulhando, não tem como evitar. É mais fácil limpar o chão, mexer com água. Isso ameniza mais o calor.”
Minas tem alerta de onda calor e cidade entre as mais frias do Brasil no mesmo dia; saiba onde Onda de calor prevista para o Brasil já é sentida na Argentina, que tem 41ºC
Cuidados com a saúde durante a onda de calor
O clínico geral Último Libânio da Costa explica que a desidratação traz muitos riscos aos humanos, já que o nosso corpo é formado, em sua maioria, por água. A desidratação pode causar queda na pressão, alteração de consciência, desmaio e insuficiência renal aguda.
Por isso, a população precisa manter a atenção durante essa onda de calor, principalmente com as
Hidrate-se durante o dia;
Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
Evite frituras;
Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas.
Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Leia mais: