Ouvindo...

Greve dos professores da rede particular de BH: ato na Praça da Liberdade terá apoio de pais e alunos

Aula pública ‘O Direito de Greve’ vai ocorrer nesta terça-feira (12), na Praça da Liberdade

Professores da rede particular lutam para manter direitos

Em greve por tempo indeterminado, professores da rede particular de Belo Horizonte participam de ato na tarde desta terça-feira (12). Eles vão fazer uma aula pública ‘O Direito de Greve’, na Praça da Liberdade, a partir das 14h. Vários pais e estudantes prometem participar do ato.

A presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG), Valéria Morato, informou à Itatiaia que mais duas escolas aderiram à greve. Até essa segunda, o Sinpro-MG calculava 40 instituições afetadas e 1.500 professores em greve.

“Não sabemos de nenhum recuo. Certeza de adesão de mais dois”, disse Morato.

Nesta quarta-feira (13), os professores vão participar de audiência pública na Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 10h. Em seguida, a partir das 14h, está programada manifestação na porta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde vai ocorrer audiência de mediação do dissídio de greve.

O Sinpro-MG destaca que a categoria luta para não perder direitos históricos, como o adicional por tempo de serviço, a isonomia salarial e as férias coletivas. Os professores também reivindicaram a manutenção das cláusulas previstas na Convenção Coletiva de 2019, anterior às mudanças emergenciais aprovadas em função da pandemia de Covid-19.

A Itatiaia procurou o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Minas Gerais (Sinepe-MG), para saber o impacto do movimento, e aguarda retorno.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.