Ouvindo...

Projeto da UPA Nordeste deve ‘sair do papel’ em dezembro, afirma Comissão de Saúde

A estrutura deve ter 17 leitos, seis consultórios e quatro salas de emergência

Moradores só consegue atendimento na UPA do bairro São Paulo

Quem precisa de atendimento de urgência em UPA na região Nordeste de BH enfrenta problemas pois a regional é enorme, mas só há atendimento no bairro São Paulo. Há anos moradores pedem por outra UPA, maior, com mais condições de atendimento. Um terreno no bairro Ipiranga, na rua Princesa Leopoldina, há anos é espaço de promessa da Prefeitura.

Técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e vereadores da Comissão de Saúde visitaram o local e indicaram que em dezembro o projeto desta nova UPA fica pronto, e em um ano e meio as obras terminam. A estrutura deve ter 17 leitos, seis consultórios e quatro salas de emergência. A moradora da região, Aparecida Maria de Oliveira Silva, conta que os moradores acreditam que a UPA ‘vai sair’.

“Para o atendimento de urgência nós temos uma UPA que funciona no bairro São Paulo, só que o espaço é pequeno e a estrutura é ruim, então não temos condições de oferecer todas as especialidades necessárias porque lá só temos quatro consultórios para atender a população. Temos aqui mais de 300 mil habitantes na regional Nordeste e a maioria demanda a nossa UPA. Hoje a gente sabe que muitas pessoas, devido a pandemia, a situação financeira teve uma queda para todo mundo, então tem que correr para a UPA, por isso que a gente precisa demais da construção desse espaço”, relata.

O vereador Bruno Pedralva, do PT, representando a Comissão de Saúde, diz que com essa nova promessa, parece que agora vai.

“Estamos cheios de esperança. A Prefeitura apresentou um plano concreto para no máximo no segundo semestre de 2025 entregar a tão sonhada UPA Nordeste e a tão sonhado a UPA Pampulha. São UPAs que estão muito precárias na nossa cidade do ponto de vista de estrutura física, apesar do esforço dos trabalhadores, e é necessário que essa obra realmente saia do papel”, completa.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.