A Vale está disponibilizando cavalos que foram resgatados para a adoção responsável. Atualmente, 218 animais estão abrigados e 45 disponíveis para adoção.
Os interessados devem preencher um formulário de adoção responsável no site “Me leva pra casa” (
“Além disso, os profissionais visitam a propriedade do possível novo tutor para avaliar itens como oferta de alimentos (pastagens ou feno), estrutura para manejo e condições de bem-estar animal. Todos os animais adotados são entregues vacinados e, quando se trata de equídeos machos, estes são castrados”, disse a empresa.
A Vale é responsável pelo acompanhamento do animal por um período de até oito meses. É importante destacar que o Termo de Compromisso assinado entre a empresa e o Ministério Público de Minas (MPMG) impede a adoção dos animais para futura comercialização, trabalho e abate.
“Mais de 500 equídeos (cavalos, jumentos e burros) já passaram pelas instalações de fauna da Vale para receber animais de Brumadinho, Barão de Cocais, Itabirito e outras áreas evacuadas preventivamente para descaracterização de algumas estruturas da companhia e obras de reparação”, informou.
Ao todo, desde 2019, 284 animais já foram adotados ou devolvidos para seus tutores.