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Polícia Federal passa a emitir passaporte emergencial no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

O passaporte emergencial não se destina a viagens a turismo e para consegui-lo é preciso comprovar necessidade imediata

O passaporte de emergência tem validade de um ano

A Polícia Federal já está emitindo passaporte emergencial no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana. O objetivo é facilitar o processo de obtenção do documento em situações de urgência, portanto, o documento não se destina a viagens a turismo e para consegui-lo é preciso comprovar necessidade imediata.

O passaporte de emergência tem validade de um ano e não pode ser renovado posteriormente. Ele deve ser solicitado apenas quando existe uma urgência para fazer a viagem e, por isso, é emitido em cerca de 24 horas. Além disso, ele só pode ser usado para países que reconhecem o passaporte de emergência brasileiro.

Entre as situações consideradas emergenciais, estão:

  • Questões de saúde do solicitante, de seu cônjuge ou de parentes próximos (até o segundo grau);

  • Necessidade de proteção patrimonial;

  • Situações de trabalho não previstas;

  • Participação em missões de ajuda humanitária;

  • Interesses da administração pública;

  • Em função de catástrofes naturais;

  • Durante conflitos armados;

  • Ou qualquer outra situação grave imprevista.

Para fazer o pedido do passaporte emergencial é preciso apresentar documentos que comprovem a situação e necessidade imediata da viagem. Os solicitantes ainda precisam passar pelos mesmos procedimentos de emissão de passaporte comuns, como coleta de informações biográficas e biométricas.

O passaporte é entregue pessoalmente no Posto de Serviços e Passaportes, que está localizado no primeiro pavimento do BH Airport. Além do aeroporto, a Polícia Federal continua a oferecer a emissão do passaporte de emergência no Posto de Expedição de Passaportes no Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte.