Casa Rosada será novo espaço cultural de Belo Horizonte

De acordo com a PBH, a partir de agora o Minas desenvolverá o projeto de ocupação cultural da Casa Rosada

O projeto é de 1929, de autoria de Luiz Signorelli

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) entregou nesta sexta-feira (30) o casarão Casa Rosada para implantação de um espaço cultural na Praça da Liberdade, região Centro-Oeste da capital. O imóvel foi cedido à gestão do Minas por 20 anos e será a extensão do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

O local será sede de uma exposição história sobre a construção de BH. Localizado na Rua da Bahia, na Praça da Liberdade, ficará sob guarda da Secretaria Municipal da Fazenda.

De acordo com a PBH, a partir de agora o Minas desenvolverá o projeto de ocupação cultural da Casa Rosada, assim como o da exposição sobre a Comissão Construtora da Cidade e seus 125 anos, com o acompanhamento e parceria da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura.

Casa Rosada

O projeto é de 1929, de autoria de Luiz Signorelli, encomendado por Agenor Gomes Nogueira. A conservação do imóvel está praticamente intacta e foi tombada pelo Patrimônio Municipal em 12 de novembro de 2002.

Segundo a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a destinação cultural que será dada à Casa Rosada é a melhor maneira de garantir a preservação e a proteção deste bem cultural. “É preciso garantir o uso afetivo deste imóvel pela coletividade. Nesse sentido, a abertura da edificação para visitação do público permite a apropriação desse espaço pelos moradores da cidade e visitantes, a fruição do bem cultural em sua integralidade, além da valorização de nosso patrimônio cultural e da memória da cidade”.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.

Ouvindo...