Ouvindo...

Jornalista relembra ida aos destroços do Titanic: ‘aquilo é um cemitério’

Submersível que levava Michael Guillen ficou preso nos destroços do navio por 30 minutos; jornalista diz que viveu momento mais aterrorizante da vida e que ganhou uma segunda chance

Michael Guillen passou momentos aterrorizantes no fundo do mar

Um jornalista que visitou os destroços do Titanic no início dos anos 2000 relembrou os momentos assustadores que viveu durante o “passeio” e disse ser contra visitas ao local. Nesta semana, cinco turistas morreram após o submersível Titan explodir a caminho do local do naufrágio.

Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, o jornalista e físico Michael Guillen conta que visitou os destroços em um veículo diferente do Titan. Após duas horas e meia, o grupo chegou ao fundo daquele ponto do Oceano Atlântico, o que, para ele, foi “como pousar na lua”. Após ver o Titanic e rezar para agradecer a chegada, as coisas começaram a piorar.

“Nós batemos no propulsor do Titanic. Ficamos presos entre as hélices do navio. Aquele foi, facilmente, o momento mais aterrorizante da minha vida”, conta Michael.

Após 30 minutos, o capitão conseguiu remover o submersível do local e todos voltaram para a superfície. Mas a experiência deixou uma marca na vida do jornalista.

“Eu percebi que aquilo não se trata apenas de um naufrágio. Aquilo não é um parque de diversões. Aquilo é um cemitério. Eu ganhei uma segunda chance.”

Destroços são encontrados

A empresa OceanGate, responsável pelo submarino que fazia uma expedição aos destroços do Titanic, confirmou que todos os passageiros do veículo aquático morreram. A principal teoria é que o submersível tenha implodido.

Em uma nota oficial, a empresa escreveu que acredita que o “CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos”. Na nota, a OceanGate ainda lamenta o ocorrido e agradece a ajuda das organizações internacionais nas buscas pelo submersível.

(Com informações de TV Globo)

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.