Ouvindo...

Inverno: qual é a previsão do tempo em Minas para a estação que começa nesta quarta-feira (21)?

Inverno deve ficar mais quente por conta do El Niño, aponta meteorologista

Inverno que se aproxima será atípico

O inverno brasileiro, que começa nesta quarta-feira (21) às 11h58 (horário de Brasília), será menos frio em 2023. Isso porque as temperaturas devem subir devido à formação do fenômeno El Ninõ. Essa é a informação do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Claudemir de Azevedo.

“A tendência é termos temperaturas mais baixas nesta época do ano. Porém, devemos ter, em relação ao ano passado, um inverno com temperaturas ligeiramente acima da média”, disse o especialista. Em meados da nova estação do inverno, nas proximidades da estação da primavera, a influência do fenômeno deve deixar as temperaturas em média mais elevadas.

De acordo com o especialista, a estação deve ser marcada pelo tempo seco em boa parte do país, especialmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e no interior nordestino.

“O outono se despede com temperaturas mais baixas. Isso porque estamos sob o efeito de uma massa de ar frio que tem proporcionado queda de temperatura em boa parte do Brasil e, também, em Minas Gerais”.

No estado, ele destaca o frio na Serra da Mantiqueira. “Nesse princípio de inverno, o tempo ainda segue com temperaturas mais baixas. Entretanto, já no primeiro final de semana da nova estação, a tendência de ligeira elevação em todo o sudeste brasileiro”, acrescentou.

Previsão do dia

Segundo o meteorologista, esta hoje o dia segue com o tempo estável em todas as regiões do estado de Minas Gerais com mínima de 3ºC na região Sul, com formação de geada, e máxima de 31ºC no extremo norte do estado.

Não há previsão de chuvas nessa quarta-feira sobre as regiões mineiras. “Outro destaque para este princípio da nova estação é que tenhamos baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente, nas regiões noroeste norte, central mineira e também, no Triângulo Mineiro”, finalizou.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.