Ouvindo...

Aglomerado da Serra, maior favela de BH, completa mais de 500 dias sem registrar assassinato

PM atribuiu a conquista a um conjunto de fatores, principalmente à parceria com a comunidade; sociólogo diz que os homicídios vêm caindo em toda a capital

Há quase 1 ano e meio sem registrar nenhum assassinato, a maior favela de Belo Horizonte comemora marca inédita.

O Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a maior favela de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, atingiu uma marca histórica de 511 dias sem registrar nenhum assassinato. A região já viveu altos índices de homicídios devido às guerras do tráfico de drogas.

O sociólogo e especialista em segurança pública, Flávio Sapori, atribui a queda de crimes violentos a diversos fatores, como a mudança de estratégia do tráfico, a implementação de projetos sociais bem sucedidos e a atuação da Polícia Militar.

“Não há dúvida de que tráfico de drogas está mudando sua forma de atuação. Há nítidos sinais de uma maior profissionalização e de, alguma certa, sinais de moralidade — com a contenção dos homicídios para não inviabilizar os lucros das drogas”, diz.

Projetos de prevenção social implementados na região, como o Fica Vivo e a Mediação de Conflitos, também contribuem para a queda de homicídios. “Esses projetos de prevenção vão se consolidando no território, instituindo uma cultura de local, diminuindo a violência do cotidiano e, consequentemente, e reduzindo o recrutamento de jovens pelo tráfico”, disse.

Ouça a matéria completa

Além disso, o especialista aponta os resultados positivos da atuação da polícia. “A polícia adota uma metodologia de atuação pautada pelo gerenciamento de resultados — o que tem impactado diretamente na redução dos homicídios”, acrescentou.

O tenente-coronel Rocha, comandante do 22º Batalhão, responsável pelo policiamento na área da Serra, comemora a marca histórica e aponta que o sucesso se deu pela proximidade entre a polícia e a comunidade.

“A Polícia Militar, por meio de uma gestão estratégica, vem atuando com a patrulha de violência doméstica, com o programa educacional de resistência às drogas, com a patrulha escolar e o com grupo especial de policiamento servindo à comunidade 24 horas”, disse. “Temos a comunidade como a nossa maior parceira para esse resultado”, acrescentou.

Queda de assassinatos em BH

Para Flávio Sapori, a marca deve ser, sim, comemorada. Contudo, acredita que a redução de homicídios não está apenas ao Aglomerado da Serra. "É impressionante, mas esse fenômeno não está restrito à Serra. A redução de homicídios tem sido muito expressiva na cidade de Belo Horizonte”, acrescentou.

Segundo o especialista, Belo Horizonte teve uma queda de homicídios nos últimos dez anos superior a 50%

*com informações de Renato Rios Neto

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.