Moradores do Alto Vera Cruz, lado Leste de Belo Horizonte, relatam que traficantes da região espalharam faixas em ruas do bairro estabelecendo regras de trânsito. O aviso está em várias ruas do bairro,
“É a segurança pública paralela. Foi o tráfico que colocou. Da noite para o dia, essas faixas apareceram nas (ruas) Tebas, no Alto Vera Cruz, Fernão Dias e também na Leopoldo Gomes. Só no Alto (vera Cruz) deve ter umas quatro, cinco faixas dessas. Realmente, foi o tráfico que colocou, porque o pessoal estava cabritando (empinar moto), andando sem capacete e aí o tráfico colocou”, disse a pessoa que passa pelo bairro diariamente.
“A partir do dia 27/05 é proibido Grau, Gangangan, empinar moto e transitar acima da velocidade permitida 40k. Ass. Pau no Gato”, diz uma das faixas.
De acordo com uma moradora da região, ‘Pau no Gato’ é uma expressão usada pelos traficantes para avisar que quem descumprir ordens vai apanhar.
Em nota, a Polícia Militar de Minas Gerais, “por intermédio do 22º BPM, esclarece que realiza operações preventivas e repressivas de forma ininterrupta no Bairro Alto Vera Cruz. Estas operações compreendem inclusive fiscalizações de trânsito. Foram identificadas as referidas faixas apócrifas, contudo, a PMMG continuará com ações importantes na prevenção de quaisquer infrações de trânsito ou atos criminosos”.
visando a segurança dos moradores, comerciantes e frequentadores da região.