Ouvindo...

Empresários afirmam que criminosos arrombaram hangares do Aeroporto Carlos Prates

Os empresários do setor afirmam que irão registrar o Boletim de Ocorrência nesta terça-feira (30)

Empresários do setor de aviação afirmam vão hoje prestar queixa à polícia

Empresários do setor da aviação afirmam que pelo menos dois andares do Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, que agora está sob responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foram arrombados.

Vídeos enviados para a reportagem da Itatiaia mostram os portões abertos arrombados e, também, um quadro de energia danificado. Um dos portões estava, inclusive, travado apenas com um pedaço de papelão deixado pelos invasores.

“Tivemos dois andares invadidos. Um deles já estava vazio e o outro ainda tem pertences do pessoal que estava usando esse hangar”, disse Estevão Lopes Velas, presidente da Associação Voa Prates.

Os empresários do setor afirmam que irão registrar o Boletim de Ocorrência nesta terça-feira (30). “A gente vê uma clara preparação para o que está por vir e que a gente vem alertando: isso vai virar uma invasão. As pessoas que estão por trás tem que ser responsabilizadas por isso”, acrescentou.

A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que, até o momento, não houve o registro e ocorrência e disse que a Guarda Civil municipal está no local desde o dia 1º de abril. A administração municipal vai solicitar a apuração de virtual falsa comunicação de crime — caso o registro da suposta ocorrência seja formalizado. Confira a nota completa abaixo

“A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que não procede a informação de uma eventual invasão do Aeroporto Carlos Prates e muito menos da ocorrência de arrombamento e furtos no local. A alegação feita recentemente neste sentido por empresários que ocupavam hangares no aeroporto, antes de sua desativação, será alvo do registro de uma ocorrência por parte da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, relatando à Polícia Judiciária que tal fato não ocorreu. Será solicitada também a apuração de virtual falsa comunicação de crime, caso o registro da suposta ocorrência tenha sido formalizado.

A Guarda Municipal destaca que assumiu a segurança do Aeroporto Carlos Prates em 1º de abril deste ano, mantendo equipes posicionadas em todas as portarias e possíveis locais de acesso. Uma Unidade de Segurança Preventiva (USP) da corporação e outras 10 viaturas estão sendo utilizadas no monitoramento de todo o terreno, em tempo integral.”

Leia mais:
Prefeitura de BH define projeto para aeroporto Carlos Prates e obras podem começar após setembro
Moradores próximos do Aeroporto Carlos Prates não aprovam construção de casas: ‘vai trazer transtorno’

Projetos

Ontem (29), a administração municipal rejeitou a sugestão de construir um sambódromo no terreno do aeroporto. O Executivo municipal considerou que a área utilizada seria muito grande e dificultaria a construção de outros equipamentos prioritários no local.

No pré-projeto definido pela PBH, o terreno de 547 mil metros quadrados do aeroporto receberá cerca de 2 mil moradias, uma escola municipal de educação infantil (Emei), uma escola municipal de ensino fundamental (Emef), um centro de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), parques, praças, ciclovias, centro esportivo com quadras e campos, espaços para comércio, além da preservação do parque já instalado no local.

(com informações de Pedro Augusto Figueiredo)

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.