Ouvindo...

Previsão do tempo: chove em Belo Horizonte depois de 28 dias

Previsão do tempo para esta segunda-feira (29) é de baixa umidade do ar na região Norte de Minas

Previsão do tempo para esta segunda-feira

Depois de 28 dias sem chover em Belo Horizonte, a capital mineira amanheceu com chuva fina em algumas regiões, nesta segunda-feira (29). A previsão do tempo para hoje é de céu parcialmente nublado e a temperatura máxima pode chegar aos 29°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O dia em Belo Horizonte será de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. A temperatura mínima foi de 16°C, a máxima estimada é de 26°C e a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 45% à tarde, conforme previsão da Defesa Civil. Na regional Oeste, a temperatura mínima foi de 17,3°C com sensação térmica de 13°C, entre 5h e 6h. Na Pampulha, a temperatura mínima foi de 15,8°C com sensação térmica de 17,3°C, entre 2h e 3h.

Uma frente fria avança sobre o oceano Atlântico Sul na altura do litoral do estado do Rio de Janeiro e contribui para o aumento das nuvens e ocorrência de chuva isolada nas cidades das regiões Sul e Sudeste de Minas.

Na região Norte de Minas haverá baixa umidade relativa do ar à tarde. No restante do estado, segunda será de sol ente nuvens. As temperaturas mínimas no estado têm ligeira elevação, oscilando entre 8°C e 10°C. Os ventos são de intensidade de fraco a moderado.

Dias sem chuva

No dia 24 de maio, Belo Horizonte completou 24 dias sem chuva e bateu recorde no Brasil com maior número de dias consecutivos sem precipitações, conforme informações divulgadas na quarta-feira (24) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) à Itatiaia. Em segundo ficou a capital Cuiabá, no Mato Grosso, com 22 dias sem chuva.

O inverno é caracterizado pela ausência de chuva em MG, pois nesta época a temperatura é mais baixa, consequentemente a evaporação é mínima e o teor de umidade também o que é insuficiente para a formação de nuvens de chuva, diferentemente do verão em que as altas temperaturas contribuem para a formação de nuvens de chuva e de até Cumulonimbus que são as nuvens que provocam tempestades, com raios, rajadas de vento e até queda de granizo.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022