Moradores do bairro Nações Unidas, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, convivem diariamente com obras paradas há anos. Segundo eles, uma maternidade, um ginásio poliesportivo e um almoxarifado para a prefeitura são obras inacabadas que já viraram pontos turísticos do bairro.
Com investimentos de R$ 4,8 milhões do governo federal e de R$ 400 mil da prefeitura, as obras da maternidade foram iniciadas em junho de 2015, com previsão de conclusão em um ano. Oito anos depois, o local não foi inaugurado devido aos atrasos nas obras.
A construção do ginásio foi iniciada em 2020 em uma ação da Prefeitura de Sabará no intuito de revitalizar diversos espaços voltados para as práticas esportivas. Entretanto, essa obra já dura três anos e os moradores, que antes tinham um espaço para praticar esportes, se deparam com mais uma obra inacabada.
A obra de construção do almoxarifado da Secretaria de Educação começou em 2021 e também segue até hoje. O novo espaço contaria com um melhor acesso e uma área capaz de oferecer melhores condições de armazenamento dos materiais da educação. Entretanto, a obra já perdura há dois anos e não possuem previsão para o término.
Resposta da prefeitura
Em nota, a prefeitura de Sabará pontuou os atrasos em cada estrutura e disse que já está tomando as providências para acelerar as obras. Confira abaixo.
Maternidade
“A obra da Maternidade apresentava, inicialmente, problemas de compatibilidades entre projetos, quantitativo de serviços e planilhas orçamentárias, desequilíbrio econômico-financeiro, dentre outros. Para sequência do processo, foram elaborados novos projetos, como: Projeto Elétrico, Projeto Hidrossanitário, Projeto de Telecom, Projeto de SPDA, Projeto de Climatização, Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, Projeto de Gases Medicinais, além de nova planilha orçamentária para o término da referida obra. Todos esses projetos mencionados precisaram de aprovação junto à Caixa Econômica Federal, o que requereu bastante tempo e cuidado no tratamento da documentação exigida. Atualmente, se encontra em curso um novo certame licitatório. A previsão é que até a primeira quinzena de junho tenha-se a empresa vencedora que poderá retomar as obras, com retomada dos trabalhos até a esperada conclusão”, disse o órgão.
Ginásio poliesportivo
“A obra do Ginásio é financiada com recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG. Foi necessária a realização do equilíbrio econômico-financeiro do contrato para garantir a sua execução. Este processo precisou de aprovação do referido órgão financiador, o que prejudicou a execução da obra no tempo inicialmente estimado. Atualmente, as intervenções se encontram em fase final. Tão logo haja a aprovação pelo BDMG, a obra retoma o ritmo esperado até a entrega do empreendimento”, completam
Almoxarifado
A obra do Almoxarifado teve o seu início em meados de 2021, quando foram feitas as fundações. Naquele momento, a empresa que executava as intervenções solicitou distrato contratual por não ter condições econômicas para a realização da mesma. Um novo processo licitatório foi feito e as obras foram retomadas no final do ano de 2022. Atualmente, as ações no local estão em curso, seguindo até a aguardada finalização.
(Sob supervisão de Lara Alves)