Um motorista de aplicativo, de 21 anos, foi preso suspeito de estuprar uma passageira, de 19, em Belo Horizonte. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta quinta-feira (25).
O crime ocorreu no dia 26 de janeiro deste ano, quando, durante uma corrida no bairro Concórdia, o motorista abordou a jovem de forma inapropriada e, ao chegar à casa dela, cometeu os abusos sexuais mediante violência e grave ameaça. Depois disso, o suspeito ainda ameaçou a vítima para que não denunciasse o ocorrido.
Leia também:
Segundo a investigação da polícia, o suspeito utilizava as redes sociais para alugar contas de motoristas credenciados, visando cometer delitos.
“O investigado, de forma maliciosa, alugava a conta de outras pessoas, utilizava o serviço de motorista para poder praticar crime de importunação e, nesse caso, em que ele foi preso, por crime de estupro contra uma passageira”, disse a delegada Renata Ribeiro, chefe da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid). A polícia ainda investiga outras duas denúncias.
Motorista já foi indiciado em 2018
O suspeito já tinha sido indiciado pelo mesmo crime em 2018. Durante a investigação, descobriu-se que ele agia da mesma forma com as vítimas, realizando abordagens inapropriadas durante a corrida e praticando atos libidinosos contra elas.
“No caso específico que levou à prisão do suspeito, a vítima relatou que solicitou a corrida e, durante o trajeto, o motorista começou a fazer as abordagens, chegando a tocar as pernas dela. Ao chegar ao destino, ele travou as portas do veículo e a agarrou, praticando atos libidinosos sem permissão. A vítima conseguiu se desvencilhar e acionou imediatamente o aplicativo para relatar o crime”, relata.
Outro caso
No início do mês, outro motorista de aplicativo, de 30 anos, foi preso suspeito de estuprar uma adolescente, de 15, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo relato da vítima à Polícia Militar, ela solicitou um Uber da sua casa, no bairro Bandeirinhas para o clube Teuto, que fica no bairro Cidade Verde, onde treina voleibol. O motorista chegou em um HB20 de cor cinza. Na versão da vítima, chegando no ponto de desembarque, o motorista parou o veículo nos fundos do estacionamento, segurou em sua perna e tentou beijá-la à força.
Ela relatou à polícia que recusou o beijo e, nesse momento, o motorista a teria ameaçado, abaixou suas roupas e a estuprou. Em seguida, a expulsou do carro e fugiu.
Dicas de segurança
A chefe do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), delegada-geral Carolina Bechelany deu algumas dicas de segurança para as usuárias. Confira abaixo
Conferir a fotografia e garantir que corresponda à pessoa real, evitando possíveis enganos.
Compartilhar o trajeto com familiares e amigos
Caso haja qualquer abordagem inapropriada durante a corrida, é recomendado cancelar a viagem pelo aplicativo, relatar à polícia