Ouvindo...

Homem é preso suspeito de agiotagem e de agredir quem não pagava empréstimos

Acusado ameaçava e perseguia seus devedores na cidade de Caratinga, no Rio Doce; suspeito já foi condenado por crimes parecidos em 2015

Suspeito ameaçava, perseguia e até agredia os devedores

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (25), um homem de 43 anos suspeito de usura, extorsão e dano em Caratinga, no Rio Doce. Segundo as investigações, o suspeito fazia empréstimos, cobrava juros abusivos e agredia quem não quitava a dívida.

A investigação teve início após a Polícia Civil receber uma denúncia de uma das vítimas. De acordo com o delegado Luiz Eduardo Gomes, a pessoa havia contraído um empréstimo com o suspeito e, após não pagar a dívida, passou a ser perseguido pelo acusado.

“Ele chegou a ficar várias horas na porta da casa da vítima, denegrindo a imagem dela e até danificando o patrimônio da vítima.”

O investigador explica que, se a pessoa não pagasse a dívida ou atrasasse os pagamentos, o suspeito não buscava os meios legais. Ao invés disso, ele passava a ameaçar, perseguir e agredir as vítimas como uma forma de forçá-las a pagar valores até superiores aos emprestados.

Além do crime de agiotagem (usura), o suspeito é apontado como responsável pelos crimes de extorsão, que é o uso de violência para exigir quantias em dinheiro. Ele inclusive já havia sido condenado por crimes semelhantes em 2015 e já esteve envolvido em ocorrências pelo uso ilegal de arma de fogo.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.