Esta quinta-feira (20), data citada em diversas ameaças de massacre em escolas no último mês, foi marcada por manifestações pacíficas em escolas estaduais de Minas Gerais. O “Dia do Acolhimento pela Paz” foi organizado pela Secretaria de Segurança de Minas Gerais, em conjunto com a Polícia Militar e Civil e o Ministério Público.
As escolas realizaram palestras e debates com os alunos e especialistas, para promover mais segurança nas instituições de ensino. O secretário Estadual de Educação, Igor Alvarenga, visitou uma escola no bairro Jaqueline, região Norte de Belo Horizonte, e falou sobre a importância de transformar escolas em locais de aprendizado e paz novamente.
“É importante dizer que nós temos tido resultados. O estudante que entra numa rede e faz um tipo de ameaça, ele tem sanções em cima da lei. A moçada tem que entender que não é brincadeira espalhar fake news, não é brincadeira também fazer ameaças”, afirma o secretário, que comemora o sucesso das manifestações pacíficas dentro das escolas.
O Governo de Minas orientou, ainda, que professores e pais acionem a Polícia Militar no 190 em caso de ameaças às escolas. O secretário também pediu que pais e responsáveis mantenham o diálogo com os filhos, acompanhando seu dia a dia.