Ouvindo...

Aulas em Belo Horizonte ocorrem normalmente nesta quinta-feira

O dia 20 de abril foi apontado como uma data de atenção devido a algumas ameaças de massacre; PM visitará escolas durante todo o dia

As aulas dos ensinos básico, fundamental e médio em Belo Horizonte acontecem normalmente nesta quinta-feira (20), tanto em escolas públicas quanto privadas. Algumas instituições, inclusive, organizaram manifestações pacíficas junto com os alunos e professores pedindo por paz no ambiente escolar. Os protestos serão acompanhados por palestras e rodas de conversa dentro dos colégios.

O 20 de abril foi apontado como uma data de atenção para autoridades, por ser dia do massacre de Columbine e aniversário de Hitler. A data também estava presente em uma mensagem ameaçadora escrita na parede de uma escola de BH por um aluno - que já foi identificado pela polícia.

Devido às ameaças, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) decidiu promover o “Dia do Acolhimento pela Paz”, a fim de sensibilizar a comunidade escolar da rede estadual e prevenir a violência. Além disso, as escolas estaduais receberam uma cartilha com orientações para mobilização de estudantes e sugestões de atividades e oficinas pedagógicas.

A Prefeitura de Belo Horizonte também se posicionou e informou que o calendário escolar segue normalmente. “Cabe ressaltar que foi estabelecida uma parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança e Prevenção para intensificar o patrulhamento da Guarda Municipal nas unidades de ensino da rede municipal e da rede parceira, com atenção especial para os horários de entrada e saída dos alunos”, afirma a PBH em nota.

As escolas particulares de Belo Horizonte também devem manter as aulas em horário normal. Segundo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Minas Gerais (Sinepe-MG), as escolas foram orientadas a manter o funcionamento normal, a fim de não gerar mais pânico na comunidade escolar.

“Cada instituição de ensino possui a sua própria autonomia neste sentido. Em reuniões, diálogos, debates e interações recentes, em nossos alinhamentos com as autoridades, as escolas e as famílias, compreendemos que a melhor e mais pontual decisão seja pela efetiva manutenção das aulas e da rotina escolar”, explica o sindicato em nota.

Segundo a PM, a segurança será reforçada nesta quinta, com visita dos policiais a todas as escolas de Minas Gerais.

Leia mais