Nesta sexta-feira (7) Santa começa extensa programação em Belo Horizonte e região metropolitana para celebrar a morte e a ressurreição de Cristo. A Arquidiocese da capital reforça que cristãos do mundo todo celebram a Semana Santa que começou com o Domingo de Ramos (2) quando a Igreja se recorda da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. No Domingo de Páscoa (9) é celebrada a ressurreição de Cristo.
Hoje, Sexta-feira da Paixão e Morte de Cristo, houve abertura às 6h da capela do Santíssimo para visita e adoração até às 14h. Mais tarde, a partir das 7h, acontece a Via-Sacra pelas ruas do bairro Juliana, região Norte de Belo Horizonte, e às 15h tem ação litúrgica da Paixão e Morte do Senhor.
No sábado (8), à partir das 19h30, está progragada a Vigília Pascal na Noite Santa. Já no dia 9 de abril, Domingo de Páscoa da Ressurreição de Cristo, acontece a partir das 8h a Santa Missa da Ressurreição e logo depois, às 10h30. Neste dia não haverá o Terço da Misericórdia, às 15h e a Missa às 15h30.
O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, região metropolitana de BH, a programação desta sexta-feira (7) começa a partir das 7h com oração da Via Sacra com subida penitencial à Serra da Piedade, partindo da portaria e terminando na porta da Ermida da Padroeira de Minas Gerais. Às 8h, com transmissão pelas redes sociais, haverá laudes na Ermida da Padroeira.
Mais tarde, a partir das 12h, com transmissão pela TV Horizonte e redes sociais, acontece o Terço da Piedade. A partir das 15h, está programado o rito litúrgico da Paixão de Cristo e, sem seguida, às 18h15 será a vez do Terço Mariano. O encerramento está marcado para começar a partir das 19h com oração da Via Sacra na Basílica das Romarias, sermão do descendimento da cruz e procissão rumo à Ermida da Padroeira. Toda a programação será transmita ao vivo pela TV Horizonte e redes sociais.
Na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, região norte de BH, a procissão começa pelas ruas, daqui a pouco, às 7h. Depois, às 15h será realizada uma ação litúrgica no local. Em Sabará, centenas de fiéis participam neste momento da tradicional Caminhada Penitencial e da Via-Sacra rumo ao Cruzeiro.
A programação completa está disponível no
Sexta-Feira Santa
A Sexta-feira Santa nasceu como dia da morte de Jesus (dia 14 do mês de Nissan, que caía numa sexta-feira). Trata-se de um dia de luto, acompanhado de “jejum”, depois estendido a todas as sextas-feiras do ano. A liturgia é composta de três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão.
Neste dia, por meio desta liturgia, os fiéis são convidados a fixar o olhar em Jesus Crucificado, que morreu na cruz para cumprir a sua missão salvífica, que o Pai lhe havia confiado: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”. O profeta Isaías diz: “Ele tomou sobre si os nossos pecados, as nossas dores e sofrimentos, e nós o julgamos castigado por Deus” (Is 52,13-53,12). Com a sua vida, Jesus pagou um alto preço pela nossa desobediência, mas o fez com amor e por amor: “Sendo rico, Jesus se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer com a sua pobreza” (2Cor 8,9).
A Via Sacra foi introduzida na Europa pelo dominicano beato Alvaro De Zamora da Cordoba em 1402 e mais tarde pelos Frades Menores.
Com informações do Vatican News