A Prefeitura de Belo Horizonte recebe, nesta sexta-feira (31), a viatura que será usada pela Guarda Municipal na Patrulha de Proteção à Mulher criada no município. O veículo foi doado pelo Poder Judiciário, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
Durante a cerimônia de entrega, o comandante da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas, anunciou a criação do Grupo de Proteção à Mulher, intitulado “Guardiã Maria da Penha”. A intenção é que o novo automóvel e a equipe especial humanizem o atendimento às mulheres. A Patrulha funcionará 24 horas por dia.
A nova Patrulha terá um efetivo de oito agentes femininas e quatro masculinos para prestar apoio aos equipamentos públicos da Prefeitura que oferecem serviço de atendimento e acolhimento a vítimas de violência doméstica, como o CEAM Benvinda e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). O objetivo é aumentar a capilaridade do município nas políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher.
O grupo também terá como função fiscalizar as medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha e conduzir mulheres que forem atendidas na Delegacia da Mulher ou na Casa da Mulher Mineira, da Polícia Civil, até o local onde ela e os filhos serão acolhidos.
O programa também conta com a realização de campanhas educativas em escolas e em estações de ônibus, sobretudo em horários de grande concentração de passageiros, orientando mulheres e meninas sobre autodefesa e importunação sexual. Além de como identificar um relacionamento abusivo e as diversas formas de violência contra a mulher.
Sob supervisão de Mariana Cavalcanti